22 de maio de 2020

Agrotopus avança no Agro Digital

A Agrotopus acaba de marcar sua entrada no mercado de soja, a mais importante cultura agrícola e item mais exportado do país. A agritech vai participar da transformação digital das maiores sementeiras do Estado do Mato Grosso, rastreando cerca de 2,5 milhões de sacas de sementes de soja em sua plataforma, o que corresponde a 7% da produção nacional. Fundada em 2015 e com forte experiência em rastreabilidade para cooperativas de café, a startup foi adquirida pela multinacional brasileira Valid no final de 2018 e segue avançando com soluções digitais para diversas frentes do agronegócio.

Para as sementeiras de soja estão desenhadas ferramentas que permitirão rastrear de forma automatizada todos os lotes, apoiando a garantia de entrega e qualidade das sementes aos produtores, fatores críticos para obtenção de um alto índice de germinação. “Vamos atuar no core business dos clientes, digitalizando desde a entrada da semente no armazém, passando pelos processos de beneficiamento e envase até o armazenamento das sacas em big bags. O produtor consegue acompanhar via app, em tempo real, toda a rastreabilidade do produto. Criamos uma consolidação de um negócio que não existia até então”, afirma Robinson Herzeg, Diretor da Agrotopus.

Entre as soluções da Agrotopus estão os produtos Armazém Inteligente e Sementes em Campo, que garantem a qualidade do produto e da entrega. Tecnologias como etiquetas inteligentes RFID (Radio Frequency Identification), rastreamento por geolocalização, aplicativos móveis e análise de dados avançado, garantem o acompanhamento online da rastreabilidade dos lotes, desde a logística de armazenagem até entrega do pedido correto, no local do plantio e data planejada. Robinson Herzeg, ressalta que tais soluções garantem eficiência e a rastreabilidade tanto na cultura do café como da soja.

Com uma estratégia focada na geração de valor a todos os níveis da cadeia produtiva, a proposta da Agrotopus é atuar como uma plataforma integradora, agregando dados e equipamentos para que o produtor rural, de qualquer cultura, gerencie todo o processo produtivo, do plantio à comercialização, garantindo, assim, os melhores resultados e possibilitando o direct trade. “Funcionamos como uma consultoria estratégica a partir da elaboração de um roadmap. Criamos um pré-projeto para garantir a integração de toda a cadeia de forma eficiente”, ressalta Herzeg.

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de soja deve crescer 7,1% em 2020 e chegar a 123,2 milhões de toneladas. “Seguimos com a estratégia de expansão para culturas diversas e também outras atividades econômicas. Hoje, por exemplo, apenas 6% da cadeia de sementes é rastreável. Nossa expectativa é atuar no agronegócio como um todo, aumentando a produtividade e melhoria de gestão deste mercado”, destaca Maurício Menezes, Chief Operating Officer da Valid.

 

 

 

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