4 de janeiro de 2022

Plataforma ‘A de Agro’ lança solução com foco em ESG

Com o intuito de promover transformações no âmbito social e ambiental, a A de Agro, plataforma Agfintech brasileira que utiliza análise de safras por inteligência artificial para disponibilizar serviços aos produtores, começando pelo crédito, acaba de lançar um portfólio estendido de análises de conformidades ESG especializadas no agronegócio. O sistema vai auxiliar os produtores rurais na obtenção de financiamentos mais justos ao verificar a conformidade de seus negócios. A projeção é que a empresa movimente, nas safras 2021/22 e 2022/23, cerca de R$ 1,8 bilhão de reais.

Nessa primeira etapa, os serviços da A de Agro unirão a capacidade de processamento e análises via Inteligência Artificial com bancos de dados oficiais. A proposta é unir informações públicas já disponibilizadas pelos órgãos responsáveis à dados produzidos por sua própria tecnologia. Dessa forma, a empresa conseguirá entregar dados de desmatamento sempre atualizados, ao mesmo tempo que disponibilizarão de forma transparente as informações do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES) e do Global Land Analysis & Discovery (GLAD). A plataforma também fornecerá informações sobre o trabalho escravo e as sobreposições em territórios agrícolas com áreas demarcadas de quilombos, terras indígenas, unidades de conservação, áreas de preservação permanente e reservas legais.

“Hoje o Brasil entende consulta em órgãos públicos como sinônimo de ESG. Embora isso seja importante para as discussões, acreditamos na capacidade do próprio mercado agro de pautar o debate sobre conformidade ambiental e sustentabilidade, utilizando outros dados como os gerados pela nossa tecnologia, que já alimenta algumas decisões de financiamento”, explica Eduardo Souza, head de produtos da A de Agro. Todas as análises da plataforma e todas as consultas em órgãos públicos são facilmente acessadas com o CPF ou CNPJ do produtor rural. Também é possível utilizar somente o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o número do Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) ou até mesmo apenas a latitude e longitude. Por conta disso, o sistema promove um mercado com menos atrito e mais simplicidade, uma vez que nenhuma documentação extensa é exigida do produtor ou da empresa. O serviço pode ser contratado de maneira individual, mas também existe a possibilidade de combiná-lo a outros produtos A de Agro, como análise da safra, monitoramento de lavoura e financiamento digital

“Sabemos que boas informações são extremamente importantes para decisões nesse tema, por isso, embora nossas análises sejam de alta complexidade, acreditamos em levar todas as informações de forma extremamente simples para o mercado. A simplicidade e transparência são tão importantes para nós quanto a inovação, seja para o financiamento, análises ESG ou novos produtos que estamos criando. Esse lançamento atende às preocupações dos consumidores em busca de empresas transparentes em relação à sustentabilidade, às mudanças climáticas e à rastreabilidade de produtos. Esse é só o início de uma nova fase muito maior da A de Agro, atuando na direção de se tornar um sistema operacional do agro, com soluções específicas para todas as etapas do arranjo”, conclui Souza.

Um histórico de respeito
Apesar de ser um novo negócio, a A de Agro carrega todo o histórico da Agronow, empresa de tecnologia para o agronegócio fundada em 2015, que, no ano passado, foi reconhecida pela conceituada revista Fast Company como a quarta empresa mais inovadora da América Latina. Desde 2015, a agtech oferece uma plataforma de monitoramento de safras para organizações de diversos setores — como bancos, empresas de crédito rural, seguradoras e demais agentes do ecossistema do agronegócio. Para o futuro, a estratégia é utilizar esse DNA pioneiro para transformar a forma como o ESG é realizado no Brasil.

“Somos um time diverso focado em entregar produtos que utilizam nossa capacidade analítica para oferecer tudo que o produtor rural precisa para fazer o que ele mais sabe, que é produzir. Começamos com o financiamento da produção agrícola a preço justo, no tempo certo. Essa variedade de conhecimentos, somada a tecnologia de ponta, é que agrega ainda mais valor à nossa entrega. Não fazemos mais do mesmo e seguimos um caminho rápido de crescimento para revolucionar o mercado agro”, explica Rafael Coelho, CEO da companhia.

Atualmente com uma equipe de 40 funcionários, a A de Agro conta com profissionais do mercado financeiro, agrônomos, além de especialistas em ciência de dados. A expectativa é fechar 2022 superando 100 contratações. A empresa também tem planos de expandir sua presença física com filiais no interior de São Paulo e no Centro-Oeste.

Sobre a A de Agro
A de Agro nasceu para descomplicar e facilitar o acesso a produtos estruturados no agronegócio. O time é composto por integrantes do agronegócio, mercado financeiro e ciência de dados. A empresa trabalha para encontrar a melhor solução para os problemas de todos os elos dentro dessa cadeia, atuando como um “sistema operacional” do agro, como tudo tem um começo, escolheu o crédito rural e o seguro agrícola. A startup está na vanguarda com sistemas de Inteligência Artificial capazes de calcular e analisar um grande volume de dados em uma velocidade nunca vista no mercado, identificando áreas de plantio, recortando automaticamente os limites de cada talhão na fazenda e identificando a cultura plantada, além de estimar as produtividades históricas, comparando os dados com a microrregião que o produtor está inserido. Com todos esses dados, é capaz de gerar uma grande quantidade de índices relevantes para a tomada de decisão dos entes da cadeia agrícola, tudo isso em poucos minutos. Com isso, hoje é possível, em pouco tempo, entregar o capital necessário para produtores e segurar as áreas agrícolas através de uma gama de financiadores e parceiros.

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.