19 de julho de 2021

3tentos, companhia do Agro Brasil, estreia no Novo Mercado da B3

Companhia do agronegócio brasileiro, a 3tentos Agroindustrial S.A. ingressou no dia 12 no Novo Mercado da B3, realizando uma oferta primária de ações. A ação da 3tentos (B3: TTEN3) na B3, cujo preço inicial fixado foi de R﹩ 12,25, registrou valorização de 7% nas primeiras negociações. Às 11h10m, a alta era de 4,41%, com o papel valendo R﹩ 12,79. A oferta de ações da 3tentos foi restrita, via Instrução CVM 476, ou seja, direcionada a investidores profissionais, com pelo menos R﹩ 10 milhões para a compra de papéis. A operação foi dividida em oferta primária, referente a 94.117.647 ações; e oferta secundária, com a venda, inicialmente, de 15.686.275 ações. A oferta, no entanto, ainda pode contar com lote adicional e suplementar de ações até 13 de agosto, quando toda a operação estará concluída. A operação de oferta de ações da companhia foi coordenada pelos BTG Pactual (coordenador líder), Bank of America, Bradesco BBI, Citi, UBS BB e Safra.

Realizado na sede da B3, no Centro de São Paulo, e seguindo protocolos adotados na pandemia, o evento contou com a participação de Gilson Finkelsztajn, CEO da B3, e dos cofundadores da 3tentos, Luiz Osório Dumoncel, CEO da empresa, e João Marcelo Dumoncel, COO, além de outros executivos. “Sabemos da nossa responsabilidade com os produtores, o time 3tentos e os acionistas, e nós superaremos todos os desafios. Conjugar agricultura, produtividade, alimento e energia renovável é o que a 3tentos busca desde seu primeiro dia de vida”, disse Luiz Osório Dumoncel, CEO da 3tentos, em seu discurso antes do toque de campainha que marcou o IPO na Bolsa.

Os recursos captados pela 3tentos vão ajudar a companhia no projeto de consolidação da sua liderança no mercado do Rio Grande do Sul e na sua expansão em direção ao Centro-Oeste, onde investirá na operação de varejo de insumos e também uma nova planta industrial em Mato Grosso, com produção de biodiesel. Além disso, os recursos vão reforçar o caixa e o capital de giro da empresa pelos próximos anos. Os planos da 3tentos incluem a abertura de mais 30 lojas até 2025, sendo 22 no Rio Grande do Sul (três já foram abertas em 2021) e outras 8 em Mato Grosso (hoje há uma loja no estado). No total, a companhia contará com 70 lojas em funcionamento dentro de cinco anos.

Nos últimos 10 anos, a empresa tem registrado crescimento em torno de 27% ao ano. Em 2020, a 3tentos faturou R﹩ 3,1 bilhões, com aumento de 38,9% na receita, em relação ao ano anterior. Seu EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) alcançou R﹩ 402 milhões, registrando um avanço de 111% na comparação com 2019.

Sobre a 3tentos
Criada em 1995, a 3tentos, que tem sede na cidade gaúcha de Santa Bárbara do Sul (RS), tem cerca de 17 mil clientes. A empresa oferece um ecossistema verticalizado e integrado com base em três pilares: varejo de insumos agrícolas (sementes, fertilizantes e defensivos), originação e trading de grãos e industrialização (de farelo, óleo e biodiesel de soja). Possui dois parques industriais – nas cidades gaúchas de Ijuí e Cruz Alta -, segue crescendo no Rio Grande do Sul e abre nova frente de expansão, no Estado do Mato Grosso, com varejo e indústria. A 3tentos investe fortemente no desenvolvimento de tecnologias para facilitar a vida do produtor rural, por meio de soluções digitais (aplicativos, barter de insumos, fixação on-line de grãos pelo App, Certificação Digital e Nota Fiscal Eletrônica), e possui uma área interna de pesquisa e desenvolvimento, contando com parcerias público e privada.

Entenda os três pilares do ecossistema da 3tentos

Varejo de insumos agrícolas – As vendas são realizadas atualmente em 44 lojas, sendo 43 no Rio Grande do Sul e uma em Mato Grosso, com auxílio de mais de 130 profissionais (agrônomos, técnicos agrícolas e pesquisadores) que prestam consultoria especializada em gestão, manejo e tecnologia. As lojas da 3tentos estão distribuídas em 40 municípios, com consultores atendendo em mais de 150 municípios do Rio Grande do Sul. A empresa tem ainda duas unidades de beneficiamento de sementes em Santa Bárbara do Sul, um centro de pesquisa e desenvolvimento e uma unidade misturadora de fertilizantes em Ijuí.

Originação e trading de grãos – Compra e venda de grãos a aproximadamente 11 mil produtores rurais, com capacidade de armazenagem superior a 900 mil toneladas para soja, milho e trigo. Para a logística e escoamento desses grãos, a companhia conta com frota própria de caminhões e dois modais ferroviários nas cidades de Ijuí e Cruz Alta.

Industrialização de grãos – Por meio de duas fábricas (Ijuí e Cruz Alta), a 3tentos industrializa soja, produzindo farelo (componente para rações animais na avicultura, suinocultura e bovinocultura) e biodiesel. A companhia tem capacidade de esmagamento de soja de 3 mil toneladas/dia e de produção de 850 mil litros/dia de biodiesel. Possui ainda dois modais ferroviários, ligando as unidades de Ijuí e Cruz Alta ao Porto de Rio Grande, responsável pelo escoamento de relevante parcela do farelo de soja exportado no Brasil.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.