As marcas B2B enfrentam um desafio único ao se adaptarem aos valores e comportamentos emergentes da Geração Z. Marcada pela autenticidade, responsabilidade social e conexões genuínas, ela não só está mudando o panorama do consumidor, mas também está redefinindo o espaço de trabalho e as decisões de compra nas empresas. Com seu crescente poder de influência, entender e alinhar-se com os valores da Geração Z não é apenas uma questão de relevância, mas uma necessidade estratégica para o sucesso a longo prazo no marketing digital.
Só lembrando que estamos falando das pessoas nascidas entre 1997 e 2012 e representam a primeira geração a crescer completamente imersa no mundo digital. Elas são caracterizadas por uma familiaridade inata com a tecnologia, uma valorização da diversidade e uma consciência aguçada sobre questões sociais e ambientais. Os #zoomers, como foram apelidados, buscam autenticidade e transparência nas marcas e nas comunicações, tendendo a ser adaptáveis, conscientes da privacidade digital e propensos a interações rápidas e eficientes, frequentemente por meio de comunicações visuais e plataformas de mídia social.
O papel transformador do branding nas empresas B2B
A Geração Z traz novas reflexões para o branding. Além de construir valor e aumentar o awareness, a marca também precisa estabelecer uma conexão emocional com um público que prioriza a autenticidade e a responsabilidade social.
Reflexões sobre os últimos 10 anos
Pontos de atenção para a marca B2B se adaptar
A ascensão da Geração Z está direcionando uma nova era no marketing digital, onde o branding é percebido e valorizado de maneira diferente. Essa geração não só influencia as tendências, mas também define como as marcas devem se comunicar e se conectar com seu público. Portanto, para os diretores de marketing (CMOs), é essencial compreender essa mudança e adaptar estratégias para garantir que suas marcas não só sobrevivam, mas prosperem nesse novo ambiente.
Mário Soma é CEO e Head B2B da Pólvora Comunicação.
Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.