19 de novembro de 2019

Os impactos do adjuvante que fazem diferença

Os adjuvantes são produtos utilizados junto aos defensivos agrícolas, para garantir a sua eficiência. Nesse sentido, é relevante dizer que o adjuvante certo extrai o melhor do defensivo agrícola. É pensando neste princípio que o esclarecimento de alguns critérios sobre a sua escolha se torna ainda mais importante.

Ao desenvolver um novo defensivo, agrônomos e químicos trabalham juntos, discutindo sobre a formulação, ingredientes ativos e alvos. A eficiência do produto é um dos principais fatores a serem avaliados e a especificação do adjuvante é primordial para assegurar a performance projetada.

Cada adjuvante, seja ele vegetal, mineral ou sintético, possui capacidades específicas que ajudam o defensivo agrícola a apresentar sua melhor performance. Assim, ao seguir a recomendação do fabricante, é possível ter maior segurança sobre o funcionamento adequado do seu defensivo.

Outro ponto que pode ser influenciado pelo adjuvante utilizado é a qualidade da pulverização. O uso do adjuvante correto diminui os efeitos de condições adversas (como a degradação pela luz e a lavagem pela água da chuva, por exemplo) proporcionando uma melhor e mais rápida penetração dos ingredientes ativos sobre as folhas da planta.

O tempo de ação do defensivo agrícola aumenta, pois o adjuvante recomendado pelo fabricante impede que o defensivo fique por mais tempo exposto às condições adversas do campo, evita a incompatibilidade entre produtos e aumenta o espalhamento, aderência e penetração na planta.

É necessário salientar que os adjuvantes não são todos iguais e que ao usar um produto que não é recomendado pelo fabricante do defensivo, além da performance ser prejudicada, há riscos de interrupção no fluxo da calda no pulverizador e, até mesmo, a incidência de fitotoxicidade na lavoura.    

Mas afinal, a performance do defensivo é garantida ao utilizar o adjuvante correto? O adjuvante recomendado pelo fabricante irá proporcionar o melhor ambiente para que o defensivo agrícola seja eficiente, mas este não é o único fator a ser considerado, já que a dosagem correta é extremamente importante. O fabricante indica a proporção do volume de calda e dose. Para evitar surpresas, o ideal é seguir todas as recomendações.

Andre Barabach é engenheiro agrônomo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Integra a equipe da ADAMA Agricultural Solutions Ltda, como Gerente de Produto.

Sobre a ADAMA – A ADAMA Agricultural Solutions Ltda. é uma das principais empresas de proteção de cultivos do mundo. Nosso propósito é criar simplicidade na agricultura, oferecendo aos agricultores produtos e serviços que simplificam suas vidas e os ajudam a crescer. Com um dos portfólios mais completos e diversificados, temos produtos diferenciados e de alta qualidade. Estamos presentes em mais de 100 países com 4,9 mil colaboradores pelo mundo proporcionando aos produtores soluções para controlar plantas daninhas, pragas e doenças a fim de melhorar sua rentabilidade e produtividade. Para mais informações, visite nosso site www.adama.com e nossos canais no FacebookLinkedInInstagram e Youtube.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.