1 de outubro de 2020

‘O produtor de abóbora não sabia das abelhas no eucalipto’

Técnico em eletromecânica e com diversos cursos de apicultura, apicultor da região de Sorocaba detém a marca Apiário Alves; para ele, serviço Colmeia Viva Assistência Técnica melhora a relação entre o agricultor e o apicultor.

Técnico em eletromecânica aposentado, 63 anos de idade, registrado no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de SP -, o apicultor Alcindo Alves tornou-se um empresário da cadeia do mel. Em pasto apícola arrendado, ele atua em cerca de 15 municípios da região de Sorocaba (SP) e mantém acordo com os proprietários de áreas, aos quais remunera em R$ 20 por colmeia instalada. Hoje dono de 1 300 colmeias, Alves tem a expectativa de chegar a 2 200 até o final de 2022. Com “inúmeros cursos sobre apicultura no currículo”, conforme diz, Alves está na atividade há 38 anos, emprega um filho, mais dois funcionários e também beneficia economicamente apicultores parceiros, junto aos quais terceiriza 400 colmeias.  Como empresário, o apicultor detém a marca Apiário Alves, voltada à captura de enxame, compra e comercialização de mel. Na última safra, a produção do Apiário Alves atingiu a marca de 60 kg de mel por colmeia, considerada “muito boa” pelo empresário. A maior parte desse volume, assinala ele, é comercializada no mercado interno e em torno de 5% são entregues à Coapis – Cooperativa dos Apicultores de Sorocaba e região -, que atende quase 400 associados de 83 municípios do estado de São Paulo.

Assistência Técnica – Alcindo Alves conta que por duas vezes seu pasto apícola registrou acidentes, com a perda de 40 colmeias na primeira ocorrência e 90 delas na segunda. “A Assistência Técnica do Colmeia Viva me atendeu rapidamente, e comprovou que a causa fora aplicação incorreta de defensivo agrícola. As abelhas estavam no eucalipto. Tinha uma produção de abóbora perto. Uma pulverização em horário inadequado matou abelhas. O produtor de abóbora não sabia das abelhas no eucalipto, daí a importância do diálogo.”

O Movimento Colmeia Viva é uma iniciativa da indústria de defensivos agrícolas que tem por objetivo promover uma relação mais construtiva entre agricultura e apicultura, prevenir e mitigar incidentes envolvendo abelhas. “Conhecer o Colmeia Viva foi a melhor coisa que aconteceu”, continua Alves. Ele relata que participou de eventos do movimento e recebeu orientações quanto à construção de uma relação mais produtiva entre agricultores e apicultores. “Hoje produtores rurais dão mais valor às abelhas em suas lavouras. Quanto mais informação tiver no campo, mais melhorias teremos no futuro.”

O apicultor de Sorocaba e região assinala ainda considerar importante a difusão do Colmeia Viva APP a todas as regiões agrícolas. Trata-se de um aplicativo gratuito fornecido pelo movimento, que permite, após cadastramento realizado na ferramenta, o diálogo em tempo real entre agricultores e apicultores vizinhos. “Apoio e recomendo as ações do Colmeia Viva. Aqui na Coapis (cooperativa apícola) todos sabem do trabalho desenvolvido pelo movimento”, finaliza Alcindo Alves.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.