26 de dezembro de 2023

O papel do IFS Global Markets Food no combate ao desperdício de alimentos

Cerca de 14% dos alimentos produzidos globalmente são perdidos antes de chegarem aos mercados varejistas, conforme revela o levantamento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Esse desperdício não representa apenas uma ameaça de desabastecimento alimentar, mas também desencadeia implicações econômicas e de insegurança alimentar, afetando diretamente milhões de pessoas ao redor do mundo. O relatório do Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI) destaca que mais de 70 milhões de brasileiros enfrentam algum grau de insegurança alimentar. Enquanto isso, milhões de toneladas de alimentos são perdidas nas fases de produção, armazenamento, embalagem e transporte. Essa realidade exige uma abordagem eficaz e sustentável para combater o desperdício alimentar e garantir que a comida chegue às mesas daqueles que mais precisam.

Uma solução viável é o Programa IFS Global Markets Food, desenvolvido pelo International Featured Standards (IFS). Essa iniciativa estabelece padrões rigorosos para a indústria alimentícia global, com o propósito de assegurar a conformidade com requisitos regulatórios, ao mesmo tempo em que promove uma certificação gradual e acessível para empresas de pequeno e médio porte. Empresas do setor alimentício precisam ter responsabilidade dobrada em relação às organizações envolvidas no processo de produção de alimentos, pois a escassez de comida representa um risco à vida humana, assim como alimentos contaminados. Tudo deve estar dentro dos padrões de conformidade.

A avaliação com base nos requisitos do IFS Global Markets Food assegura a conformidade internacional e, além disso, confere às empresas uma vantagem competitiva no mercado, que pode resultar em aumento de lucro, considerando a redução dos riscos associados à perda de produtos. A abertura a novos mercados que o programa proporciona é uma realidade. No entanto, trata-se também de uma questão vital para a sobrevivência do negócio, uma vez que os consumidores estão cada vez mais interessados em conhecer a procedência do que consomem — fazendo com que supermercados e varejistas prefiram produtos de organizações que tenham sua boa conduta comprovada.

Em um cenário onde a consciência ambiental e social está em ascensão, o programa combate o desperdício alimentar, promove a transparência e a responsabilidade nas cadeias de abastecimento. Ao adotar esses padrões, as empresas garantem a qualidade de seus produtos e também contribuem para um mundo onde a fome é reduzida. A luta contra o desperdício alimentar requer ações coordenadas e eficazes em todas as etapas da cadeia de abastecimento, e o IFS Global Markets Food beneficia tanto as empresas quanto a sociedade. É hora de abraçar iniciativas que, além de assegurar a boa procedência dos alimentos, também contribuam para construir um futuro em que o acesso a esses alimentos seja uma realidade para todos.

Paulo Bertolini é diretor-geral da APCER Brasil, empresa de origem portuguesa que realiza serviços de certificação, auditoria a fornecedores, auditoria interna e treinamento.

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.