11 de junho de 2020

A tarefa das empresas com o Meio Ambiente

O mundo está passando por grandes mudanças, seja na forma de enxergar a nossa presença como agentes transformadores, ou na nossa contribuição para garantir a maior e mais eficaz medida de proteção da natureza. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, compartilho como a BRF tem atuado para minimizar riscos e conduzir a Companhia em direção à vanguarda de emissões, água e energia. No ano passado, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o sexto Panorama Ambiental Global, que mostrou que serão necessárias medidas importantes para que o planeta trilhe um caminho de desenvolvimento mais sustentável. Uma delas é que todo o cenário global pelo qual estamos passando também pode ser uma oportunidade para aumentarmos o bem-estar dos cidadãos, ao mesmo tempo em que diminuímos a pegada ambiental por meio de uma governança aprimorada, planejamento do uso da terra e infraestrutura verde.

Em 2019, retornarmos à carteira de ações do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE da B3, bolsa de valores, – somos a única empresa do setor de alimentos a fazer parte do ISE – cuja finalidade é estimular a adoção de boas práticas e ajudar os investidores a priorizar a alocação de seus recursos para empresas que possuam responsabilidade social e ambiental como preceitos de atuação. Além disso, em 2019 a BRF se tornou membro da Rede Brasileira do Pacto Global, com a minha participação no Comitê Brasileiro do Pacto Global no Brasil. Temos participação na Ação pelo Clima e Ação pela Água, além das outras iniciativas, participando das agendas de discussão por meio de contribuições em debates e do compartilhamento de experiências. Durante 2019, a Companhia se tornou parceira da Colaboração para Florestas e Agricultura (CFA), que tem como parceiros TNC, NWF, WWF e Fundação Moore, e outras empresas, com o objetivo de orientar para as melhores práticas na gestão sustentável na cadeia de soja.

Na BRF temos a grande responsabilidade de utilizar de forma eficiente e responsável os recursos naturais e controlar as emissões de gases de efeito estufa. A empresa mantém uma floresta renovável plantada de 31 mil hectares, espalhados em oito estados brasileiros. E dentro do consumo total de energia nas unidades da BRF, 93,2% são provenientes de fontes renováveis. Temos como compromisso de atingir mais de 30% de energia autoproduzida de fontes limpas e/ou renováveis até 2025. Além disso, o Sistema de Excelência Operacional BRF contempla o Elemento de Eficiência Energética, que padroniza as operações quanto à utilização de energia, água e vapor, baseado no Programa de Boas Práticas Operacionais. Além disso, a Companhia é membro do Programa Brasileiro GHG Protocol, no qual seguimos sua metodologia para cálculo de inventário de gases de efeito estufa, e reconhece o inventário com o Selo Ouro, por ser completo e com uma auditoria feita por empresa externa. As emissões atmosféricas e de GEE são submetidas a um modelo de gestão que obedece à legislação ambiental e às boas práticas do mercado.

Reconhecemos que a água é um recurso crítico para a nossa atividade e para o mundo. Por isso, buscamos participar dos Comitês de Bacias Hidrográficas nas regiões onde estamos presentes além de iniciativas como a implementação da ferramenta de vulnerabilidade hídrica em nossas unidades, o reúso e o tratamento de água para devolução ao meio ambiente. No total, 87,5% da água captada é devolvida à natureza, após tratamento, com notabilidade aos padrões regulatórios e de qualidade. Dentro da nossa presença global, cumprimos os patamares das legislações específicas de meio ambiente e ao longo de 2019, investimos R$ 108,6 milhões em projetos de redução de impacto ambiental, de acordo com as categorias elegíveis ao Green Bond, que dá acesso à companhia para linhas financeiras verdes, considerado uma vantagem e um compromisso global.

Na BRF estamos confiantes de que a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente trará agendas de discussão importantes para a atuação das empresas no país e no mundo. Estamos acompanhando de perto a importância e a nossa responsabilidade com o tema. Sabemos que temos um objetivo ambicioso de nos comprometer com o meio ambiente sendo uma organização alimentícia, mas diariamente trabalhamos com processos continuamente, na busca da redução do nosso impacto ambiental.

Neil Peixoto é vice-presidente de Qualidade, P&D e Sustentabilidade da BRF.

Sobre a BRF
Maior exportadora global de frango do mundo, a BRF possui marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy.  Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para as comunidades em que atua, seus colaboradores e integrados, acionistas e para a sociedade.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.