12 de outubro de 2022

Metas sustentáveis são destaque em Fórum ESG em São Paulo

A Veolia, empresa líder na gestão de recursos ambientais, foi uma das empresas que participaram do ‘Fórum LIDE ESG’, promovido pelo Grupo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) no auditório do Santander, localizado na Vila Olímpia, em São Paulo. O evento reuniu pesquisadores e especialistas na área de gestão socioambiental, além de executivos e autoridades dos setores público e privado, que abordaram as pautas relacionadas à agenda ambiental, passando por aspectos sociais e de governança.

Durante a sua participação, Pedro Prádanos, CEO da Veolia no Brasil, falou sobre os diferentes projetos da companhia no país e no mundo e destacou a importância do cumprimento das metas ESG. “O ESG vai além da nossa Responsabilidade Social Corporativa. E nós aqui na Veolia já nascemos com o “S”, de social. Acreditamos que é possível fazer coisas ambientalmente corretas e socialmente impactantes”.

Entre as iniciativas realizadas fora do país, a Veolia promove a integração com comunidades e associações, por meio de programas educacionais de conscientização ambiental, voltado para professores e alunos; além da formalização de cooperativas, por meio de uma plataforma de apoio às incubadoras ambientais. “Nossa visão estratégica é global. Colocamos no mesmo patamar de importância acionistas, colaboradores, clientes, municipalidades e o planeta. É uma visão holística”, exemplifica.

Já no Brasil, a empresa desenvolve em parceria com a Petroquímica Braskem um projeto para transformar a matriz energética da produção vapor, passando de gás natural para biomassa proveniente de eucalipto e resíduos florestais. Localizado em Alagoas, o projeto trará diversos benefícios, como economia de CO2 evitado, que será de,  aproximadamente, 150 mil, além de diversificação da economia local, com a criação de empregos. “Todos os projetos desenvolvidos estão em linha com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cujo impacto é maior”, reforça o CEO da Veolia.

Prádanos fez questão de ressaltar o trabalho da Fundação Veolia, que desde a sua criação tem atuado em mais de 1.500 projetos sociais e ambientais, e aqui no Brasil vem apoiando comunidades. O executivo também disse que a companhia está realizando um plano de ações socioambientais. Dentre os principais objetivos, estão a criação de empregos e riqueza local, combate à mudança climática e a proteção à biodiversidade. As medidas serão divididas em três pilares: energia verde circular, florestas sustentáveis e lagoas ambientais e biodiversas, com a participação dos setores públicos e privados. “Sozinhos não conseguiremos fazer a transformação ecológica”, completou.

Ao final, o executivo convidou os participantes para conhecerem de perto os trabalhos desenvolvidos pela Veolia nas comunidades. “Os serviços ambientais e sociais podem ser feitos, devem ser feitos e é de nossa responsabilidade desenvolver esse trabalho. É por isso que estamos aqui”, concluiu.

Pedro Prádanos é CEO da Veolia no Brasil.

Grupo Veolia
Atua para ser a empresa referência na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 230 mil colaboradores, o Grupo auxilia seus parceiros no projeto e na implementação de soluções personalizadas que atendam aos desafios na gestão de água, resíduos e energia. Com suas três atividades complementares, a Veolia contribui para a preservação, renovação e o desenvolvimento do acesso aos recursos disponíveis. Em 2021, o Grupo Veolia levou água potável a 79 milhões de pessoas e ofereceu serviço de saneamento para 61 milhões, além de produzir cerca de 48 milhões de megawatts-hora e valorizar 48 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) consolidou sua receita em 28.508 bilhões de euros em 2021.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.