18 de agosto de 2021

Reposição fecha julho em queda, melhorando troca do pecuarista

O período de entressafra normalmente apresenta negociações mais lentas para os pecuaristas, principalmente pela menor qualidade das pastagens por conta da estiagem e temperaturas baixas. Esse efeito causa uma menor demanda por animais mais jovens, aliviando a pressão de compra pelo bezerro, causando assim a desvalorização dos preços. Tivemos quedas nas praças de Mato Grosso do Sul, com -1,4% em relação a junho e São Paulo, com -3,3% no mesmo período. Somado a isso, o boi gordo seguiu o mês firme, o que resultou em uma valorização na média mensal de 0,4% no CEPEA à vista.

A demanda firme pela matéria prima dos frigoríficos pode ser parte justifica da pela alta demanda de carne bovina no mercado externo, principalmente para a China. Se olharmos para os dados da SECEX, veremos que foram exportadas em julho deste ano, 140,3 mil toneladas de carne in natura, gerando uma receita de 903 milhões de dólares. Com base nesses dados, é possível analisar a relação de troca, métrica que busca indicar o poder de compra do pecuarista em relação à venda de um boi gordo pronto para o abate e com a compra do bezerro. Observando essa relação, concluímos que o mês de julho encerrou com alta devido à desvalorização do bezerro somada a valorização do boi gordo. Por outro lado, o indicador segue abaixo da média histórica.

Gabriel Zylberlicht é business intelligence da Nutricorp.

Sobre a Nutricorp
A Nutricorp, empresa referência em qualidade e inovação no agronegócio, é especialista em soluções criativas em nutrição e bem-estar de bovinos de corte e leite, tendo qualidade e segurança incorporadas no seu DNA, sempre visando a satisfação de seus clientes e o cuidado com o meio-ambiente. Com mais de 20 anos de mercado, a marca sempre atuou próxima aos produtores e fábricas, atendendo suas demandas com o máximo de expertise e personalização. Pioneira em transformar coprodutos da agroindústria alimentícia em produtos inovadores e eficazes criando novas soluções com foco em nutrição animal e desempenho produtivo na cadeia de ruminantes. Como principal valor, a companhia preza por suas relações com clientes, fornecedores e colaboradores, entregando e pensando sempre na promoção do melhor e como objetivo, seu desejo é nutrir com inovação as relações na agropecuária, assegurando sabor e saúde, na fazenda e na mesa. http://www.nutricorp.com.br.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.