O Brasil é um país que vive em regime de segurança alimentar, com a oferta abundante de alimentos de qualidade e, via de regra, acessíveis a toda a população. Isso se deve a uma agricultura moderna, tecnificada, sustentável e competitiva, representada por centenas de cadeias produtivas que formam o imenso universo do agronegócio.
Entretanto, por se tratar de uma atividade exposta a uma série de variáveis incontroláveis – como o clima –, a agricultura sofre influxos que afetam produtividade, produção, sanidade e resultado econômico. Nesse momento, os alimentos essenciais registram encarecimento com renitente taxa de inflação, vergastando o bolso dos brasileiros. Não existem culpados nessa realidade, existem fatores imperiosos.
Em 2024, o excesso de chuvas no Sul e a seca no Centro-Oeste impactaram generalizadamente as principais culturas, com a perda de aproximadamente 30 milhões de toneladas nas lavouras de milho, soja e feijão, entre outras. As intempéries não foram exclusividade do Brasil, atingiram todos os continentes.
Em consequência, a demanda mundial por proteínas aumentou em um momento em que, no Brasil e no Mundo, reduzia-se a oferta de grãos e carnes. O resultado não poderia ser outro: o preço dos alimentos aumentou no mercado doméstico e no mercado internacional.
Os custos de produção tiveram relativa redução em alguns insumos, como fertilizantes e defensivos, mas foram neutralizados pelos elevados custos com energia elétrica, serviços, logística – enfim, todos os componentes do chamado “custo Brasil”.
Neste cenário, com alimentos mais caros no Brasil e no Mundo, não faz sentido o Governo Federal cogitar de intervenção no mercado. Experiências anteriores já demonstraram quão equivocada e funesta é essa decisão, que além de desorganizar o mercado, ainda gera insegurança, afugenta os agentes econômicos do setor (produtores e empresários rurais) e acaba por desarticular a produção, agravando ainda mais a escassez.
O que o Governo pode fazer é aumentar a oferta de crédito rural, liberando os recursos na data adequada para permitir o preparo das lavouras. Apesar dos anúncios oficiais, produtores rurais de todas as regiões reclamam da burocracia e da demora na liberação, muitas vezes causando perda do prazo das “janelas” de plantio, o que prejudica produção e produtividade na hora da colheita.
Por outro lado, a importação de alimentos não se configura uma opção viável porque, em face da desvalorização do real frente a outras moedas, os produtos eventualmente importados chegariam ao consumidor com preços mais elevados que o produto nacional.
A notícia boa é que, neste ano, o Brasil terá uma safra recorde de 330 milhões de toneladas, o que vai permitir reequilibrar a dinâmica da oferta e da procura, no atacado e no varejo, chegando ao consumidor brasileiro alimentos com preços normalizados, aceitáveis e acessíveis.
Não temos que reinventar a roda, temos que apoiar quem produz, aperfeiçoar as políticas de incentivo ao setor primário da economia – agricultura, pecuária, pesca, extrativismo etc. – para que o Brasil continue na liderança da produção de alimentos para o mundo.
José Zeferino Pedrozo é Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do
Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)