19 de fevereiro de 2021

Greve de caminhões: a dança da economia

A iminente ideia da nova paralisação dos caminhoneiros, com reinvindicações justas, pode ter surgido para muitos agricultores como um pesadelo. E não deveria ser apenas para os agricultores, já que o setor, que representa 21% do PIB brasileiro, tem sido considerado como a “locomotiva da economia” durante a crise que vivenciamos. Segundo pesquisadores do Cepea, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, as exportações do agronegócio brasileiro apresentaram desempenho recorde em 2020. Ainda, com base em dados da Secex, Secretaria de Comércio Exterior, resultados mostram que entre 2019 e 2020 o faturamento atingiu US$ 101 bilhões, com crescimento de 10%. Entre os produtos mais exportados estão soja, açúcar, algodão, café e carnes (especialmente a suína, a bovina e a de frango).

Neste contexto de motor da economia, pensar na IoT e gestão em diversos segmentos, como ferramentas para impulsionar e segurar o produto agrícola é no mínimo se precaver de grandes prejuízos. Afinal, sem tecnologia utilizadas nas frotas quais seriam as soluções para uma paralização em meio ao escoamento da safra de soja e milho do Brasil? O especialista em tecnologias disruptivas e gestão de riscos, Daniel Schnaider, CEO da Pointer by PowerFleet Brasil, ressalta: “Postergar a inclusão de novas tecnologias na logística e armazenamento geram gestões ineficientes nas frotas, que pode resultar em toneladas de desperdício e prejuízo. Com uma infraestrutura precária, o agricultor deve estar sempre à frente de seus desafios para escoar suas produções de forma segura”. A seguir, Schnaider lista desafios e soluções desde o armazenamento até a mobilidade das cargas.

Armazenamento: se o agricultor depende de frotas avulsas, a paralisação é de fato um enorme pesadelo. Pior ainda quando falamos em um país com uma estimativa de déficit de armazenagem de grãos que deve superar 100 milhões de toneladas em 2021. As informações são da Consultoria Cogo Inteligência em Agronegócio. Mesmo com a dificuldade de manter os grãos em locais estáticos, e não em locais que deveriam ser de fluxo como portos, a tecnologia é capaz de manter a produção segura onde ela estiver com o uso de tecnologia que garanta temperatura ideal, monitoramento de validade dos produtos e registros eficazes de entrada e saída. Até mesmo nos silo-bags em condomínios de armazéns rurais.

Rotas: longas distâncias podem causar danos às safras, portanto manter a gestão de rotas inteligentes é essencial. Com a IoT também é possível reduzir o custo das frotas, atingir uma queda de 10% a 20% das despesas gerais, em veículos em rotatividade a tecnologia economiza em até 26% do consumo total de combustível, emitindo menos CO2.

 Segurança: o Brasil é um dos países campeões em roubos e fraudes em cargas. Com um hub instalado no caminhão ou na carreta é possível realizar a gestão da frota, reconhecer uma tentativa de bloqueadores de sinais e interceptar o veículo até que a pronta resposta chegue ao local, reduzindo assim também o custo com seguros. Já para evitar as fraudes dos funcionários ou de empresas de fornecimento, é possível detectar combustível alterado, troca de pneus, entre outros equipamentos do veículo.

Alto valor do frete: São inúmeros os desperdícios que vemos quando falamos em agricultura. O alto custo pode ser proveniente de combustível, rotas, segurança contra roubos (seguro do caminhão e da carga) e manutenção. Com a IoT todos esses aspectos podem ser otimizados, com a diminuição desses gastos, o valor das frotas pode cair significativamente, beneficiando o frotista e as empresas que utilizam os serviços.

Gestão inteligente: existem soluções capazes de desenhar planejamentos estratégicos que levarão em conta os produtos, suas características, bem como fatores determinantes para o sucesso da colheita. A constante coleta de dados, em tempo real, auxilia inclusive na administração e redução de produtos, como agrotóxicos e combustível utilizados nos maquinários, integrando a gestão de serviços.

Reduzir desafios com tecnologias que já existem é aumentar a eficiência da produção, gerando lucro e competitividade frente ao mercado internacional. Desta forma, as vantagens para o caminhoneiro aumentam. A redução de custo e garantia da carga, pode trazer economias significativas ao processo de logística e armazenagem, podendo redistribuir parte dos valores que não foram desperdiçados com ações que diminuam a insatisfação dos motoristas e, assim, evitar uma possível paralização.

Daniel Schnaider é CEO da Pointer by Powerfleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas. 

Pointer by PowerFleet Brasil
A multinacional Pointer by PowerFleet Brasil, de origem israelense, iniciou operações em 1994 e está presente no Brasil desde 2010. Em 2019, foi adquirida pela norte-americana PowerFleet®. A companhia é especializada no desenvolvimento de ferramentas, serviços e tecnologias para gestão inteligente de frotas de empresas e locadoras, com foco em soluções de telemetria. Além de possibilitarem uma redução de custos em torno de 20%, seus produtos proporcionam o monitoramento remoto dos veículos, diminuindo a incidência de fraudes, desvios de conduta e roubo de cargas. Com mais de 3 milhões de produtos de telemetria vendidos reúne mais de 50 mil carros, motocicletas, caminhões e implementos rodoviários rastreados no Brasil e 600 mil no mundo.

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