7 de março de 2023

Dia da Mulher: celebração de ser quem se é

*Por Maria Lucia Murinelli

Na agricultura brasileira, as mulheres escrevem histórias por meio de participações notáveis e singulares. Dentro de uma empresa ou indústria do agro não tem sido diferente. A diversidade, equidade e inclusão entraram de vez na pauta. Em um ambiente múltiplo, é possível fomentar pensamentos distintos, alavancar a inovação e, com certeza, promover um local de trabalho humanizado, respeitoso e inclusivo.

Como resultado, o desenvolvimento de pessoas também fica alinhado à promoção da valorização de cada profissional, independentemente de gênero, etnia e idade.

Dedicada a ajudar os agricultores a produzir alimentos, fibras e biocombustíveis para uma população mundial em expansão, a FMC conta com cerca de 6.400 funcionários em mais de 100 unidades ao redor do mundo, e as mulheres representam, atualmente, 35% da equipe, somente na América Latina, um índice que crescerá ainda mais nos próximos anos.

E a participação da mulher em cargos de liderança data de mais de 30 anos no Brasil, sendo elas diretoras, gerentes e coordenadoras que estão envolvidas nas tomadas de decisões do negócio, assim como em todos os níveis e posições que exercem protagonismo em diferentes áreas.

Por meio do valor Respeito pelas Pessoas, a FMC fomenta e valoriza a diversidade e promove a equidade e inclusão no ambiente corporativo e nas áreas de atuação. Até 2027, a meta é aumentar, globalmente, em 50% ou mais a representação das mulheres na força de trabalho. Aprimoramos nosso processo de recrutamento incluindo critérios específicos que alavancam a oportunidade para o gênero feminino.

Na outra ponta, a FMC também está ao lado das produtoras rurais. Observar o crescimento dessas profissionais e notar que elas estão motivadas a fazer o melhor trabalho possível é um dos combustíveis da companhia e o objetivo é sempre reconhecer e exaltá-las. Por isso, a empresa promove projetos como Força da Mulher no Campo, Elas na Indústria entre outras ações. Essa websérie foi veiculada em comemoração ao Dia das Mulheres e mostra a liderança e mobilização dessas empreendedoras que hoje representam o agro moderno e representativo.

Desde que lançamos a websérie em 2021, temos contado histórias de líderes da FMC, mulheres que constroem o agronegócio. Em 2022, no dia 8 de março, a série lançou um capítulo especial, com histórias de agrônomas, produtoras e de todas as mulheres que vivem a realidade do campo e como elas exercem um papel fundamental no mercado que alimenta o mundo. Os vídeos trazem relatos de força, superação e sucesso, que ainda hoje inspiram muitas outras mulheres em suas vidas profissionais e pessoais.

Outra iniciativa, apoiada no pilar de Diversidade, Equidade e Inclusão da FMC foi o Elas na Indústria, que teve como foco a cidade de Uberaba (MG). Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o programa promoveu, gratuitamente, a capacitação técnica para Operação de Processos Químicos para contribuir na formação de 30 mulheres para o mercado de trabalho. Ao final do aprendizado, a FMC e outras empresas parceiras da cidade tiveram prioridade na contratação dessas profissionais qualificadas. Todas as mulheres foram efetivadas e o propósito de estimular e contribuir com a formação delas para o trabalho na indústria foi alcançado. Além, claro, de incentivar a diversidade no ambiente de trabalho e desenvolver novas competências e contribuir ainda mais em toda cadeia produtiva.

Cada história desses projetos revelou não somente sonhos individuais, mas também o futuro do agro e a importância da presença feminina em diferentes áreas desse setor, quer seja no campo, na manufatura e nas áreas corporativas. A soma de experiências e profissionais talentosas, independentemente de gênero, pode tornar o agronegócio brasileiro ainda maior, mais forte e sustentável.

As diferentes histórias femininas colhidas e plantadas dentro de um ambiente corporativo enriquecem as experiências profissionais e, principalmente, a de cada indivíduo que com elas convive. DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) é um pilar importante na estratégia da FMC globalmente. As pessoas são o maior patrimônio da empresa. Às mulheres, os parabéns pela força de serem quem são.

Maria Lucia Murinelli

é diretora de Recursos Humanos da FMC na América Latina.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.