A logística a favor da distribuição local de fertilizantes agrícolas

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Luis Schiavo fertilizantes

O Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo, atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos. Num país onde a extensão territorial ultrapassa os oito milhões de quilômetros quadrados, a logística de distribuição desses produtos acaba se tornando um gargalo no setor, ao mesmo tempo que pode definir a competitividade do agronegócio como um todo.

Antes de chegar no produtor, existem alguns fatores que devem ser levados em conta como, por exemplo, a questão do armazenamento dos fertilizantes. Ele deve ser feito em local seco, arejado para não acumular gases tóxicos, limpo e livre de poeira, e longe de fontes de calor, protegido de intempéries, como chuva e sol, tudo para garantir que não sejam contaminados.

O transporte também é um ponto importante e precisa ser realizado de acordo com as normas e regulamentos estabelecidos pelo Ministério dos Transportes, que incluem a obrigatoriedade de seguir as rotas e horários estabelecidos, além das regras de segurança e de saúde exigidas pelo órgão. Além disso, é necessário que os veículos para este serviço sejam devidamente licenciados e que os motoristas possuam as habilitações necessárias para o transporte de cargas perigosas.

Já a distribuição é o processo que determina o bom desempenho das culturas, pois os agricultores precisam receber os fertilizantes no tempo certo. Assim, toda essa cadeia só será eficaz com um bom planejamento logístico, essencial para o mercado de fertilizantes, pois é responsável por garantir que os produtos cheguem aos seus destinos de forma segura e eficiente, por gerenciar o armazenamento, transporte e sua distribuição, tudo isso para garantir que cheguem aos seus destinos dentro do prazo e com a qualidade desejada.

Uma boa estratégia para solucionar a questão da ampla extensão territorial do Brasil é ter pontos de venda e distribuição próximos a áreas rurais, permitindo que pequenos produtores adquiram fertilizantes de qualidade sem a necessidade de longos deslocamentos. Muitos fornecedores perdem vendas justamente por não ter o produto disponível na hora que o agricultor precisa e, nesse setor, embora sazonal, muitas coisas acontecem em cima da hora. É fundamental estar preparado e abastecido para não deixar o cliente na mão. Nesse sentido, o franchising é um grande aliado para a distribuição local de fertilizantes, pois permite que as unidades das franquias estejam próximas do produtor, atendam de forma personalizada as culturas de cada região, sanando as necessidades do agricultor no momento em que ele precisa, com agilidade e segurança, dentro das normas legislativas.

Somos cada vez mais dependentes do relógio e cada minuto é decisivo no agronegócio, que precisa de diversos insumos para continuar produzindo. Portanto, a proximidade do produtor aos pontos de distribuição de fertilizantes vai muito além da redução de custos logísticos, ela garante a produção dos alimentos para o mundo.

 

Luís Schiavo é CEO da Naval Fertilizantes.

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