13 de maio de 2016

Novos voos para o agronegócio

Já é possível usar helicópteros para aplicar defensivos no campo. A Climb Aircraft Division é a primeira companhia a conseguir homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para utilizar esse tipo de aeronave para pulverização em áreas agrícolas.

Em países como Chile, Austrália e Estados Unidos, o método é mais difundido e cerca de 30% das aplicações já são feitas com helicópteros. Já o Brasil detém a segunda maior frota de aviões agrícolas do mundo e ainda precisará se adaptar à nova opção. Para apresentar a novidade ao segmento, o Programa de Pontos da Bayer fez uma parceria com a Climb Aircraft. Os participantes do programa poderão trocar seus pontos por pulverização com helicóptero.

Atualmente, a Climb Aircraft possui três aeronaves para prestar esse serviço, que inicialmente será realizado apenas no estado de São Paulo. “Nosso objetivo é encontrar parceiros em outras regiões do País e ampliar o negócio”, diz Ramiro Leal, diretor financeiro da Climb Aircraft Division.

Usar helicópteros para aplicar produtos em área de plantio é mais caro em comparação com aviões. A atuação em 80 hectares custa cerca de R$ 3,2 mil, mas a empresa elenca vantagens como a mobilidade do equipamento, que é menor e consegue trabalhar em terrenos montanhosos, a menor deriva e a capacidade de executar aplicações noturnas.

Foto: Divulgação Climb Aircraft
Menor porte do equipamento permite maior mobilidade e trabalho em terrenos montanhosos

Segundo Leal, o helicóptero permanece cerca de 60% do tempo total aplicando produtos, enquanto o avião agrícola fica 35% e os meios terrestres, menos de 30%. Aviões são quase três vezes mais rápidos, no entanto, levam mais tempo para fazer manobras e produzem mais “finos” (pequenas gotículas de solução química), o que aumenta a deriva indesejada e resulta em menos produto aplicado na área alvo. Além disso, o helicóptero não requer pista de pouso e por isso pode chegar até áreas mais remotas. Um caminhão é responsável por ser sua base e também por transportar combustível e insumos agrícolas, sem necessidade de levá-lo até a pista mais próxima, como acontece com o avião. Outra vantagem está relacionada com a meteorologia. “Nossas aeronaves podem voar em condições mais restritas que os aviões”, garante Leal.

Não existem helicópteros desenvolvidos especificamente para a agricultura, por isso é necessário o uso de um sistema de pulverização, que leva cerca de 15 minutos para ser instalado. Segundo Leal, a aeronave pode realizar outras atividades nos intervalos entre as pulverizações. “O helicóptero pode ser usado em áreas de reflorestamento, monitoramento de pragas, manejo de rebanho, além de transporte de troncos”, afirma Leal.

Os benefícios do uso do helicóptero:

• Pode ser usado para aplicações noturnas

• Não necessita de pista de pouso

• Menos sensível a questões meteorológicas

• Tem maior precisão

• Mais facilidade de manobras

• Consegue realizar aplicações em áreas remotas e montanhosas

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