Yara firma parceria com a Embrapa para recuperação do solo no RS

Compartilhe:

unnamed - 2025-02-19T105824.528

Colaboração fortalece ações do programa Recupera RS, que visam o desenvolvimento e a recuperação do solo em áreas afetadas pelas cheias do ano passado.

 

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, fechou parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para apoiar o Programa Recupera Rural RS, que é liderado pela instituição e tem como foco a recuperação agroprodutiva sustentável do Rio Grande do Sul. O acordo, anunciado durante a 35º Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, nesta terça-feira (18/02), envolve um aporte de R$ 450 mil da Yara na iniciativa, além da transferência de conhecimento e tecnologia em soluções nutricionais voltadas à construção de sistemas alimentares mais resilientes e sustentáveis.

“Por meio desta parceria aprofundamos ainda mais nosso relacionamento com a Embrapa para difundir as melhores práticas, baseadas na ciência, e apoiar produtores no enfrentamento dos efeitos das mudanças no clima. Esta ação no Rio Grande do Sul é muito importante para nós, pois reforça o quanto continuamos comprometidos com a reconstrução e a prosperidade do estado que é uma das maiores potências agropecuárias do país, onde temos nossas raízes, por onde iniciamos nossa história no Brasil”, afirma Deise DallaNora, diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Yara. Desde as cheias em 2024, a Yara já mobilizou mais de R$ 2,5 milhões, em recursos próprios e arrecadações, para apoiar os esforços de recuperação do Rio Grande do Sul.

No âmbito do Recupera Rural RS, em colaboração entre a Embrapa, a Emater/RS – Ascar e outros parceiros, já foram promovidas ações emergenciais em apoio aos produtores rurais, além de um amplo trabalho para mapeamento da extensão dos danos, impactos e soluções para a recuperação dos sistemas agroalimentares, florestais e das paisagens rurais do Rio Grande do Sul. O suporte da Yara à iniciativa coincide com o momento em que o programa inicia as ações estruturantes, que compreendem projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em áreas essenciais para mitigação de efeitos de eventos climáticos extremos.

Nesta etapa, os trabalhos se concentrarão em quatro áreas prioritárias das grandes Bacias Hidrográficas Taquari-Antas e Baixo Jacuí, incluindo a implantação de Unidades de Referência Tecnológica (UTRs) para demonstração de tecnologias adequadas para a recuperação do solo, contenção de erosão e restauração da vegetação em áreas consideradas sensíveis, bem como capacitação de técnicos e agricultores. A proposta é que as ações nas regiões prioritárias possam servir de modelo e base para o planejamento e replicação em outras áreas afetadas no estado.

“O Recupera Rural RS é uma iniciativa colaborativa que reúne diversas instituições em um esforço conjunto para promover a recuperação socioprodutiva do Rio Grande do Sul. Proposta pela Embrapa em parceria com várias entidades, a iniciativa tem como objetivo restaurar áreas degradadas, recuperar a fertilidade dos solos e fortalecer a resiliência dos sistemas agropecuários. As ações foram planejadas em 2023 por meio de uma plataforma colaborativa que envolveu sete unidades da Embrapa no Sul do Brasil. Em 2024, diante dos desafios impostos por um evento climático, o Recupera Rural RS foi efetivamente implementado. A Yara se une a esse movimento para impulsionar e dar continuidade às ações previamente estabelecidas, contribuindo para a recuperação sustentável do estado”, acrescenta a chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Clima Temperado, Rosane Martinazzo.

Parceiras há mais de 10 anos com o desenvolvimento de pesquisas agronômicas de longa data no país, a Yara e a Embrapa firmaram no último ano um Acordo de Cooperação Geral para a promoção de iniciativas de impactos social, ambiental e de governança, conhecida pela sigla ESG (environmental, social and governance). A parceria engloba um escopo de atuação que abrange todas as frentes de estudos em agricultura e pecuária da Embrapa, especialmente nas áreas de adubação; agricultura digital; instrumentação agrícola; monitoramento territorial e ambiental; bioprodutos, bioinsumos e energia renovável. Com foco em pesquisa técnico-científica, a atuação conjunta visa promover o crescimento da agricultura, além de parcerias com impacto social positivo, inclusão digital, fomento ao ambiente de inovação e redução das desigualdades.

 

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.