As quatro vinícolas brasileiras presentes na Vinexpo America, principal evento de vinhos realizado em Nova York, nos dias 24 e 25 de junho, projetam excelentes negócios internacionais para os próximos 12 meses. As empresas Salton, Miolo, CRS Brands e Cata Terroirs participaram, por meio do Wines of Brazil, projeto setorial mantido pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Durante a feira, focada no público do trade e considerada uma vitrine importante para os rótulos brasileiros, as vinícolas brasileiras projetaram negócios internacionais no valor de USD 105 mil. Além disso, espera-se um impacto adicional de USD 730 mil ao longo dos próximos 12 meses, o que representa um aumento de 265% em relação à edição anterior da Vinexpo America.
Rafael Romagna, gerente do Wines of Brazil, destaca o interesse significativo do público pelos vinhos e espumantes brasileiros, resultando em muitos contatos para as vinícolas participantes. Ele reforça a importância de manter os Estados Unidos como um dos mercados prioritários para as ações de promoção internacional.
Além da participação na Vinexpo America, o projeto Wines of Brazil realizou uma ação de promoção em Washington D.C., em parceria com a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. O evento ocorreu na churrascaria Fogo de Chão, situada entre a Casa Branca e o Capitólio, e contou com a participação das vinícolas CRS Brands, Miolo, Salton, Cooperativa Garibaldi e Tenuta Foppa & Ambrosi. A iniciativa incluiu uma degustação walk around e um almoço harmonizado, proporcionando aos convidados, também do trade, a oportunidade de conhecer os produtos e produtores brasileiros.
A projeção de negócios resultante dessas ações reforça o potencial de crescimento e a relevância dos vinhos brasileiros no mercado internacional, especialmente nos Estados Unidos.