3 de novembro de 2022

Unipar na 22ª Conferência Internacional DATAGRO

Importante produtora de ácido clorídrico (HCl), a Unipar detalhou em painel a apresentação do insumo como alternativa segura, eficiente e com ótimo custo no acerto do pH no tratamento de leveduras.

A Unipar, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul, participou da 22ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, onde detalhou seu apoio na utilização do ácido clorídrico (HCl) como opção sustentável ao mercado sucroenergético. Este projeto está em linha com o objetivo da companhia de ser confiável em todas as relações, pois demonstra seu potencial na busca por novas tecnologias e a modernização dos processos industriais, garantindo ainda mais qualidade e confiabilidade na sua produção.

A Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol é reconhecida como um dos eventos técnicos de mercado e de negócios de maior prestígio do setor sucroenergético. Nesta edição, o tema foi “A Próxima Revolução da Bioenergia”, com abordagem aos assuntos mais relevantes para o planejamento do setor. Como importante produtora de ácido clorídrico, a Unipar reuniu parceiros renomados para estudar as necessidades do mercado e garantir que o produto seja uma alternativa segura, eficiente e com ótimo custo para o acerto do pH no tratamento de leveduras em substituição ao ácido sulfúrico – tradicional insumo utilizado nessa etapa importante no processo de produção das usinas de açúcar e etanol.

“Acreditamos que o HCl pode ser melhor explorado pelo setor sucroenergético, principalmente após análises feitas por parceiros especializados que comprovam a eficácia do insumo no processo”, afirma Rogério Costa, diretor de Químicos da Unipar. “Temos o objetivo de dobrar de tamanho nos próximos anos e, seguindo o direcionamento estratégico de crescimento sustentável e observando as tendências de mercado, avaliamos com uma oportunidade o segmento sucroalcooleiro” complementa.

O processo de validação dessa solução começou há cerca de 15 anos, com parceiros atuando em duas frentes importantes: corrosão e viabilidade na fermentação. Os resultados quanto à eficácia da aplicação do produto para a demanda do setor foram satisfatórios e tiveram a viabilidade atestada, inclusive, por centros de excelência como o Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), a mais renomada em engenharia de materiais no Brasil.

Bem-sucedido, o projeto ganhou escala comercial e a safra de 2022 da Usina São José da Estiva, em Novo Horizonte (SP), marca a entrada do ácido clorídrico nesse mercado. “O setor sucroenergético é bastante tradicional e o seu processo produtivo é o mesmo há muitos anos. Por isso, foi fundamental reunir parceiros renomados para estarem conosco nessa jornada até a apresentação da alternativa”, reforça Rogério Costa. “E a parceria com a Usina São José da Estiva, em Novo Horizonte (SP), tem sido muito importante para ressaltar todo esse processo” complementa.

Entre os diversos benefícios do ácido clorídrico, o destaque é a previsibilidade de custos. Atualmente, o insumo utilizado depende de variações cambiais, do mercado internacional e da sazonalidade do mercado de fertilizantes. Já o HCl da Unipar conta com menos variáveis, pois sua produção é concentrada no mercado nacional e seus insumos – sal, energia e água – são captados quase em sua totalidade no mercado interno, com projetos de autoprodução de energia por meio de fontes renováveis em andamento pela companhia, inclusive.

Sobre a Unipar
A Unipar é líder na produção de cloro e soda na América do Sul e está entre as maiores na produção de PVC, insumos que formam a base de todas as indústrias. Referência do setor petroquímico, a companhia tem ações negociadas na bolsa de valores brasileira (B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão). Ao longo de seus 50 anos de história, a Unipar se conecta e se integra à comunidade por meio de projetos e ações relacionados à sustentabilidade, que geram desenvolvimento humano no entorno de suas unidades e em outras localidades no Brasil e na Argentina.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.