6 de dezembro de 2013

Sindicato destaca importância da arrecadação de embalagens de agroquímicos

Os produtores rurais do sertão paraibano foram estimulados a recolherem e entregarem para reciclagem todas as embalagens que estavam estocadas nas propriedades rurais. A ação realizada nesta semana, pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Sousa, denominada “Dia D da Arrecadação de Embalagens de Agroquímicos”, teve apoio de diversas instituições.

Segundo o presidente do sindicato, Tiburtino Cartaxo, a ação teve caráter educacional e serve como incentivo para que os produtores passem a fazer isso com frequência. “Nosso objetivo maior nessa ação era conscientizar o produtor, fazê-lo entender a necessidade de dar a essas embalagens, dentro dos tramites legais, uma destinação certa para que o meio ambiente não seja prejudicado, como acontece com a maioria que faz um descarte incorreto”, comentou.

Ainda não foram contabilizados os números de embalagens arrecadas, mas a direção do evento já comemora o sucesso. “Levando em conta novamente que nossa intenção é a princípio instruir, a ação foi bem sucedida”, De acordo com Tiburtino, muitos produtores ainda não sabem que é preciso ter a nota fiscal do produto para devolvê-lo vazio, por isso é importante a realização de trabalhos como esse.

A ação contou com a parceria do Sistema FAEPA/SENAR e diversas entidades como o Fórum de Fruticultura, o Projetec, o Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa (Pivas), a Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários (ARPAN) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (SEDAP).

Há meses o Sindicato Rural de Sousa vem mobilizando junto aos órgãos competentes a criação de um ponto de coleta dessas embalagens no município e o a expectativa é que projeto deve saia do papel muito em breve. Hoje a Paraíba conta com apenas um ponto de recolhimento, em Mamanguape. “Acreditamos que com esta ação que realizamos nesses dois dias o projeto de criação de um novo ponto de recolhimento ganha fôlego e deve vingar nos próximos meses. Estamos na luta junto com o Sistema FAEPA/SENAR-PB e outras entidades e em breve devemos ter alguma resposta concreta”, finaliza o presidente do Sindicato Rural de Sousa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.