16 de fevereiro de 2016

Senar oferece curso técnico em agronegócio a distância totalmente gratuito

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) recebe até hoje, segunda-feira (15) as inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Agronegócio oferecido pela Rede e-Tec Brasil.

O edital está disponível no portal http://etec.senar.org.br/. Este é o primeiro curso técnico de nível médio na modalidade a distância oferecido pelo SENAR – totalmente gratuito – através de polos de apoio presencial, mediante parceria com a Administração Regional de Santa Catarina.

Em território barriga-verde, o primeiro Curso Técnico em Agronegócio do SENAR iniciou suas atividades em março de 2015 com a abertura de três polos de apoio presencial em São José, Fraiburgo e São Joaquim. O superintendente Gilmar Antônio Zanluchi destaca que a procura pelo curso superou as expectativas da Administração Regional do SENAR e despertou o interesse de alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia de outros Estados que não aderiram ao Programa Rede E-tec. “Na turma de São José temos muitos alunos dos cursos de nível superior da UFSC e alunos que vem de Curitiba para cursar o técnico do SENAR”, exemplifica.

Esta é a terceira seleção realizada pela Rede e-Tec Brasil no Senar, desde o lançamento do Curso Técnico em Agronegócio em novembro de 2014. De lá pra cá, a rede, iniciada com 20 polos de apoio implantados em nove Estados, quase triplicou. Agora já conta com 58 polos espalhados por 19 Estados, onde serão oferecidas mais de 2.600 vagas.

O curso proporciona a habilitação, com validade nacional, de técnico nível médio em Agronegócio pela modalidade de ensino a distância com carga horária total de 1.230 horas e duração de quatro semestres ou dois anos. A condição para participar é que o candidato tenha o ensino médio completo.

Em 2016 funcionarão quatro polos nas sedes dos Sindicatos Rurais de Seara, São Joaquim, São José e Fraiburgo. As aulas práticas são ministradas em propriedades e agroindústrias parceiras na região.

Inteiramente gratuito e na modalidade semipresencial, o Curso Técnico em Agronegócio disponibiliza 80% das suas aulas via web. O restante da carga horária é reservado a aulas presenciais nos polos de apoio e visitas técnicas a propriedades rurais e agroindústrias, para que os alunos possam colocar em prática os novos conhecimentos. Assim como o curso, todo o material didático, incluindo apostilas e DVDs é garantido pelo Senar gratuitamente.

Excelência no ensino

Mantendo o mesmo padrão de excelência de ensino que faz da instituição referência nacional em qualificação profissional rural, o curso técnico foi todo concebido e estruturado com foco na população rural, tendo seus conteúdos e estratégias didáticas voltados especialmente para quem vive ou trabalha no campo. A julgar pela procura, um público numeroso e ávido por novos conhecimentos.

Bastante concorrida, a última seleção para o Curso Técnico em Agronegócio, realizada em julho último, teve mais de 9 mil inscritos, alcançando a média de cinco candidatos por vaga. Para a técnica pedagógica do Senar/SC, Kátia Simoni Zanela, a grande procura é para o Senar um claro sinal do sucesso da iniciativa, que marcou sua estreia no ensino formal de nível médio.

Para a nova seleção a rede conta com polos nos Estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.