São Paulo sedia Anuga Select Brazil alimentos e bebidas

Compartilhe:

halal

Entre os dias 8 e 10 de abril, o Distrito Anhembi, em São Paulo, será palco da Anuga Select Brazil, a maior feira das Américas dedicada exclusivamente ao setor de alimentos e bebidas. Além de explorar novas oportunidades de negócios e acompanhar as tendências globais, os visitantes terão a chance de se aprofundar no universo Halal. Pelo segundo ano consecutivo, a FAMBRAS Halal, primeira certificadora Halal do Brasil e a maior da América Latina, estará à frente do Pavilhão Halal Zone, um espaço exclusivo onde os visitantes poderão saber mais sobre o conceito Halal e o processo de certificação, acessar materiais informativos e receber orientações diversas de especialistas sobre o mercado islâmico.

O que é Halal?
O termo Halal, originado da tradição islâmica, significa “permitido”. Segundo Ali Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS Halal, “a crença de que os alimentos influenciam a alma, o comportamento e a saúde física e moral fundamentou as regras que determinam o que é permitido para o consumo dos muçulmanos”. Já a certificação Halal assegura que um produto passou por um rigoroso processo de verificação, que inclui análises laboratoriais, revisão documental e avaliação da conduta da empresa produtora. Além de garantir a segurança dos alimentos, esse processo também leva em conta o bem-estar animal e a sustentabilidade. “Por isso, os produtos certificados são cada vez mais buscados por consumidores que priorizam um consumo consciente – não apenas pelos quase dois bilhões de muçulmanos ao redor do mundo”, complementa Zoghbi.

O potencial do mercado Halal
O mercado Halal, conforme apontado pelo State of the Global Islamic Economy Report 2023/24, movimentou US$ 2,765,95 bilhões em 2024 apenas em se tratando de alimentos e bebidas. É estimado em US$ 3.024,57 bilhões em 2025 e US$ 6.817,18 bilhões até 2034, um crescimento de 9,4% ao ano.

A mesma fonte divulgou que, em 2024, o Brasil consolidou sua posição como líder na exportação de alimentos Halal. O país registrou exportações de US$ 27,9 bilhões para os países membros da Organização para a Cooperação Islâmica (OIC), superando significativamente outros grandes exportadores como Índia (US$ 24,31 bilhões) e Estados Unidos (US$ 15,4 bilhões). Os principais produtos exportados foram o frango, a carne bovina, o açúcar, o café e o arroz, entre outros.

Minicursos gratuitos com certificado aprofundarão o conhecimento sobre o tema Halal
Para ampliar a disseminação do conceito Halal e fortalecer a presença brasileira nesse mercado, a FAMBRAS Halal, em parceria com a International Halal Academy (IHA), promoverá três minicursos totalmente gratuitos durante o evento. Os participantes ganharão certificado emitido pela IHA, cuja missão é capacitar, treinar e formar profissionais para atuar no segmento Halal.

Os minicursos acontecerão no auditório Food Trends e é necessário fazer inscrição para participar: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeN4WwOyKkxcjDOgsfB4kl3xGnYIZtEmi8XZJzZ2vsofXR1pQ/viewform?usp=header

Entendendo o Halal: certificação e mercado, com Elaine Carvalho
Neste minicurso, o participante entenderá como é o processo de certificação Halal aplicado ao setor de alimentos e bebidas para garantir que estejam em conformidade com os princípios islâmicos. E ainda qual é a dimensão dos mercados internacionais e onde a demanda por produtos Halal está em constante crescimento.

09/04/2025, das 15h30 às 16h40
Conheça – e conquiste – o consumidor muçulmano, com Alessandra Frisso
O aluno conhecerá o perfil do consumidor muçulmano, uma população que hoje soma 1,9 bilhão de pessoas e, em 2060, chegará a quase 3 bilhões de pessoas. No minicurso, a docente compartilhará informações sobre os hábitos e costumes destes consumidores, além das tendências e de como as empresas devem agir para deles se aproximar.

10/04/2025, das 15h30 às 16h40
Como vender alimentos e bebidas para o mercado muçulmano, com Omar Chahine
O que as empresas devem fazer para entrar no mercado Halal, que movimenta aproximadamente mais de US$ 5,8 trilhões por ano? E como o certificado Halal pode ser tonar um diferencial competitivo para a sua empresa? Estas são as principais informações que serão apresentadas durante o minicurso.

A FAMBRAS Halal, primeira instituição certificadora Halal do Brasil, está em operação desde 1979. É líder de mercado, atua em toda a América Latina, e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a empresas interessadas em comercializar seus produtos especialmente para os países islâmicos.

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.