1 de setembro de 2021

Rede Catena cria modelo para distribuidores regionais

Grupo oferece apoio na gestão, negócios mais fáceis, força da marca e independência aos clientes para fortalecer a cadeia produtiva de insumos.

Com o objetivo de tornar o distribuidor independente local a melhor opção de canal para a indústria e o produtor rural, a Rede Catena Distribuição de Insumos Agrícolas foi criada em 2020 por distribuidores e executivos vindos da indústria de insumos agropecuários, que se uniram para criar um sistema único, que torna o distribuidor local melhor preparado para atuar em um mercado cada vez mais dominado por grandes empresas. A partir da ideia de que juntos todos são mais competitivos, a Rede Catena oferece apoio à gestão a partir da atuação de executivos experientes que tratam de desafios comuns e individuais de cada empresa, buscando maior representatividade no mercado, para atrair cada vez mais parceiros financeiros e tecnológicos, tornando a relação com os fornecedores atuais de cada Unidade cada vez mais produtiva e sólida. Tudo isso valorizando a independência de cada empresário, preservando o jeito de ser e, principalmente, a decisão de escolher seus fornecedores e portfolio de produtos, consultores e demais parceiros durante toda a relação.

Para isso, a Rede Catena oferece metodologia, conhecimento, inteligência de mercado e serviços que apoiam as Unidades, seus fornecedores e clientes. Segundo explica Marcelo Soares, diretor da Rede (FOTO), os distribuidores locais são empresas ágeis e conhecedoras dos desafios do produtor daquela região. “Ou seja, quando esses distribuidores passam a contar com o suporte de uma equipe profissional nas áreas financeira, digital, marketing e de negócios, eles se fortalecem e passam a ser competidores sérios, mesmo no mercado consolidado”, afirma.

 Soluções para o Distribuidor
Sem interferir na maneira de cada empresa atuar comercialmente, nem em suas parcerias de negócios e fornecedores, a Rede Catena traz orientação e soluções em áreas estratégicas e que exigem certo nível de especialização, como Finanças, Digital, Marketing e Relações com Mercado. Este apoio é realizado de forma personalizada, segundo a necessidade de cada empresa e é organizado em quatro áreas. A área Financeira contempla diagnóstico de gestão empresarial, direcionamento estratégico, expansão do limite de crédito, busca de fontes alternativas de financiamento (fornecedores, bancos, mercado de capitais e outros), incluindo o acesso a créditos tipicamente disponível para empresas maiores.

Já a Digital aborda a presença da empresa na internet, orientando para aproximação do cliente via digital. Busca de mecanismos para geração de tráfego, geração de leads, e a busca de um caminho para fazer negócios online, com ferramentas digitais alternativas ao “marketplace”. O apoio ao Marketing tem a missão de buscar melhor reconhecimento do distribuidor independente pelo mercado, através do fortalecimento da marca “Rede Catena”. Orientação na construção da marca de cada Unidade, que nunca perderá seu protagonismo, inclusive com a gestão de comunicação e propaganda, manutenção de website e páginas das Redes Sociais individuais das Unidades. Por fim, o setor de Relações com o Mercado oferece diagnóstico de competitividade e oportunidades, apoio à tomada de decisão com base em inteligência de mercado, relação institucional com fornecedores, orientação das compras e busca de produtos não fornecidos pelos fornecedores atuais em mercado aberto através da nossa “Mesa de Compras”, desenvolvimento de projetos importação ou exportação (trading proprietária)

Outro ponto de apoio é o incentivo ao processo de inovação de produtos e serviços, visando maior impacto no produtor. “Os temas técnicos têm enorme interesse dos nossos membros e promovemos a difusão de conhecimento e a construção de uma visão de futuro no uso das tecnologias, que trarão maior impacto no produtor. Coordenamos um programa de ensaios, compartilhamos resultados”, conta Marcelo Soares. E completa: “Acreditamos que a força institucional da Rede Catena, derivada da experiência de cada membro, da representatividade do volume de negócios e do conhecimento do nosso time profissionais, será catalisador do desenvolvimento de cada membro individualmente e dessa cadeia produtiva como um todo”.

 

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