Ramax aponta oportunidades e desafios para a exportação de carne

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O ano de 2024 foi histórico para o setor de carne bovina brasileira, que consolidou o país como líder global em exportações. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), compilados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), foram, no total, de 2,89 milhões de toneladas embarcadas, um crescimento superior a 26% ante 2023.

A China manteve sua posição como principal destino, com 1,33 milhão de toneladas, gerando um faturamento de US$ 6 bilhões. Em seguida, destacaram-se os Estados Unidos, que importaram 229 mil toneladas, somando US$ 1,35 bilhão. Outros mercados importantes incluem os Emirados Árabes Unidos (132 mil toneladas e US$ 604 milhões), a União Europeia (82,3 mil toneladas e US$ 602 milhões), o Chile (110 mil toneladas e US$ 533 milhões) e Hong Kong (116 mil toneladas e US$ 388 milhões).

Para que este bom resultado se mantenha em 2025, os produtores e as indústrias do Brasil precisarão superar alguns desafios. De acordo com Vanessa Silva, gerente de operações da Ramax Group, multinacional brasileira com filiais na China, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Líbano, para o setor continuar crescendo, antes de mais nada é preciso ter atenção com alguns fatores internos. Entre eles está a disparidade do preço do boi no Brasil em comparação às cotações internacionais. “O mercado não está acompanhando essa relação de valorização, desta forma, a compra está muito apertada e muitas vezes essa conta não fecha. Por isso precisamos focar na eficiência operacional”, destaca.

Outro gargalo da cadeia produtiva da carne brasileira, segundo a profissional, é o desafio logístico. “O custo das operações é muito alto, a combinação de longas distâncias, estradas de qualidade inferior e preços elevados de frete, pedágio e combustível torna a operação mais onerosa. Isso leva muitos frigoríficos a optar pela exportação, mesmo com as flutuações do dólar, já que o mercado interno está passando por dificuldades devido à desvalorização do real”, detalha a gerente de operações.

Apetite chinêsNo último ano, a Ramax Group produziu 74 mil toneladas de carne. Deste total, cerca 80% foram destinados ao mercado externo, sendo o principal destino a China. Segundo Mariana Inocente, gerente de exportação da multinacional para a Ásia, na última década, o consumo per capita de carne bovina na China cresceu de forma expressiva, impulsionado pelo aumento da renda e pela melhoria no padrão de vida da população.

Enquanto no Brasil o consumo per capita de carne bovina é de aproximadamente 25 kg por ano, na China esse número ainda gira em torno de 6 kg per capita. “Se essa tendência de crescimento se mantiver, a pressão sobre a produção global poderá exigir novas soluções genéticas, logísticas e inovações sustentáveis para atender à demanda crescente”, acrescentou.

Para termos uma base em números, em 2024 a produção de carne bovina na China atingiu 7,7 milhões de toneladas, representando um crescimento de 3,59% em relação ao ano anterior. Para alcançar esse volume, o país abateu aproximadamente 51,8 milhões de bovinos, um aumento em relação aos 50,3 milhões abatidos em 2023. “Esse avanço reflete o fortalecimento da segurança alimentar chinesa e a redução da dependência de importações, impactando diretamente os frigoríficos brasileiros. Com a maior oferta interna, as margens dos frigoríficos que operam com o mercado chinês têm se tornado cada vez mais apertadas em comparação aos anos anteriores”, afirmou Mariana.

Oportunidades – Com o aumento da produção interna, tem se alterado a dinâmica comercial global. Em diversos momentos do ano, a China deixa de ser a “galinha dos ovos de ouro” para os frigoríficos brasileiros, enquanto outros mercados, como os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos, passam a oferecer preços mais competitivos.

Diante desse cenário, torna-se essencial diversificar estratégias e explorar novas oportunidades para garantir margens mais sustentáveis. “Apesar dos avanços na produção local, o consumo per capita de carne bovina na China permanece significativamente abaixo de outros países, o que evidencia o grande potencial inexplorado desse mercado. Essa perspectiva reforça a necessidade de adaptação e inovação para manter a competitividade no cenário global”, pontuou a gerente de exportação da multinacional para a Ásia Ramax Group.

Além da China, o mercado asiático apresenta ainda outras possibilidades de negócios e oportunidades para a carne bovina nacional. Segundo Mariana, entre os destaques estão os potenciais da Indonésia, Taiwan e o Japão. Inclusive, no caso do Japão, recentemente uma comitiva do Brasil com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esteve no país com o principal objetivo fortalecer os laços comerciais e avançar nas negociações bilaterais.

Durante o encontro, as autoridades reforçaram os aspectos de sanidade, qualidade e sustentabilidade da agropecuária brasileira e a importância da parceria comercial entre Brasil e Japão, que completa 130 anos de diplomacia e comércio bilateral em 2025. “Essa aproximação será excelente para o Brasil, pois sempre é bom ter mais opções de compradores para não ficarmos dependentes apenas de um país.  E como a Ásia não cria boi em larga escala, naturalmente vão pagar um preço melhor”, finalizou Mariana.

Sobre – A Ramax Group é uma multinacional baseada no Brasil, com atuação na China, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Líbano, que nasceu da parceria entre um grupo de profissionais experientes com o objetivo de fornecer todas as soluções necessárias para ajudar a expandir negócios no Brasil e no mundo. Conta com uma equipe que atua em diversas regiões localmente, mantendo-se sempre atualizada com as mais recentes tecnologias mundiais e tendências de mercado internacional. www.ramax-group.com.

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