19 de setembro de 2023

‘Comprador Internacional’ prevê gerar R$ 33 milhões em negócios

Ação foi realizada pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil durante a quarta edição da feira de vinhos, em Bento Gonçalves.

Com mais de 350 rodadas de negócios em três dias, o Projeto Comprador Internacional realizado na 4ª Wine South America pelo Wines of Brazil, projeto setorial do Consevitis-RS para promoção dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no mercado externo, encerrou na última quinta-feira (14/09) com a perspectiva de gerar mais de R$ 33 milhões em negócios internacionais para as 28 vinícolas brasileiras participantes desta edição. Do total projetado, aproximadamente R$ 7,8 milhões (US$ 1,6 milhão) são referentes a negócios internacionais realizados durante as rodadas e o restante (cerca de R$ 25,5 milhões ou US$ 5,2 milhões) a serem concretizados nos próximos 12 meses.

A ação, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), trouxe para a Serra Gaúcha 14 profissionais de nove países (Bélgica, China, Estados Unidos, Irlanda, Japão, Peru, Reino Unido, Rússia e Singapura) para reuniões em espaço exclusivo durante a feira profissional de vinhos e visitas técnicas a vinícolas para conhecer o processo produtivo e as tecnologias. O grupo também participou de uma masterclass com degustação educacional guiada por um sommelier, apresentando o potencial do setor e as regiões vitivinícolas brasileiras. Os importadores e distribuidores convidados revendem para estabelecimentos on trade (restaurantes, bares, hotéis, etc.) e off trade (supermercados, liquor storeswine shopse-commerces, etc.).

“Possibilitar a vinda de compradores internacionais para o Brasil é uma situação em que todos ganham. Além de os convidados terem a possibilidade de conhecer sobre o setor vitivinícola brasileiro, as vinícolas têm a oportunidade real de fazer rodadas de negócios com todos os compradores prospectados. O Projeto Comprador é uma de nossas ações promocionais que mais têm resultado, pois, ao conhecer a qualidade das vinícolas brasileiras, os compradores têm maior confiança para fechar negócio. Ademais, fomentamos as exportações brasileiras ao idealizarmos o encontro das vinícolas com os compradores nas rodadas de negócios, contemplando vinícolas de todos os portes, desde exportadoras experientes até empresas que nunca exportaram. Estamos mais do que satisfeitos com todos os resultados”, afirma o gerente de Promoção para Mercado Externo do Consevitis-RS, Rafael Romagna.

Em 2022, com seis compradores internacionais e 19 vinícolas brasileiras, esse mesmo projeto realizado na Wine South America gerou uma perspectiva de negócios de US$ 205 mil já durante a feira e expectativa de US$ 711 mil em negócios internacionais para os 12 meses seguintes.

No ano passado, o setor bateu recorde em relação a ações promocionais executadas pelo projeto Wines of Brazil e, consequentemente, a valor exportado. De janeiro a dezembro de 2022, foram comercializados US$ 13,6 milhões, um incremento de 10,5% em relação a 2021.

Além do estande do projeto setorial Wines of Brazil em parceria com a ApexBrasil, o Consevitis-RS marcou presença na 4ª Wine South America com um espaço institucional coletivo em que o público da feira pôde degustar sucos de uva elaborados por quatro vinícolas (Casa Madeira, Econatura, Garibaldi e Nova Aliança). A Embrapa Uva e Vinho também participou do estande do Consevitis-RS apresentando as cultivares BRS Cora, BRS Violeta, BRS Carmem, BRS Magna e Isabel Precoce, desenvolvidas pelo seu Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil. O estande também recebeu a visita dos jornalistas e influenciadores que integraram o Projeto Imagem organizado pela Wine South America. Na ocasião, as equipes do Consevitis-RS e da Embrapa Uva e Vinho apresentaram ao grupo as ações e pesquisas realizadas pelas entidades.

“O suco de uva tem se destacado como uma escolha para quem busca uma vida mais saudável. Graças à presença de antioxidantes, vitaminas e minerais, o consumo regular de suco de uva proporciona uma série de benefícios à saúde, entre eles o fortalecimento do sistema imunológico, a redução da pressão arterial, a proteção das células dos danos causados pelos radicais livres e uma hidratação natural, conforme apontam diversas pesquisas já realizadas. Sem falar no sabor delicioso, sendo uma opção refrescante que agrada a pessoas de todas as idades”, salienta o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.