Presidente da Aviagen Latam destaca excelente fase da avicultura brasileira

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Presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos
Presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos

Ivan Lauandos destacou inovação, capacitação e planejamento estratégico como chaves para sustentar a competitividade global.

 

Lauandos faz palestra durante o Kick-Off Facta 2025, em Campinas

Comprometida com o conceito de “Criando Sucesso Juntos” no setor avícola, a Aviagen® acredita que o compartilhamento de conhecimento é fundamental para fortalecer e tornar a indústria mais competitiva. Durante palestra no KICK-OFF FACTA 2025, realizado no dia 11 de fevereiro, em Campinas (SP), o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos, se reuniu com líderes do setor para debater os fatores que moldam o futuro da avicultura.

Um dos principais destaques foi o desempenho do setor no país, no segundo semestre de 2024, considerado um dos melhores períodos da história recente. Lauandos atribuiu esse sucesso a custos favoráveis de insumos, desvalorização cambial ajudando nas exportações, boa demanda do mercado interno e exportações robustas. No entanto, enfatizou que a competitividade no longo prazo depende de investimentos contínuos em biossegurança, tecnologia e qualificação da mão de obra.

Ao analisar o último ano, Lauandos comentou: “Em meus 28 anos na avicultura, não me recordo de um período tão positivo quanto este do segundo semestre de 2024”.
Ele apontou alguns fatores-chave para esse resultado, como a alta moderada nos preços do milho, a redução nos custos do farelo de soja e a valorização do mercado interno. Além disso, a desvalorização do real favoreceu as exportações, enquanto os preços elevados do gado, tanto no Brasil quanto no exterior, impulsionaram a demanda por carne de frango.

Para 2025, Lauandos projeta um crescimento de 2% na produção avícola, com exportações de 5,4 milhões de toneladas e um aumento de 2,1% no consumo doméstico. O consumo per capita de carne de frango deve crescer, atingindo 7,2 bilhões de pintos de corte alojados no ano.

Desafios e oportunidades – Lauandos destacou que, apesar das perspectivas positivas, alguns desafios estratégicos demandam atenção. Entre eles, a necessidade de aprimorar a eficiência alimentar dos frangos para reduzir ainda mais a pegada de carbono do setor, reforçando a sustentabilidade. O investimento contínuo em biossegurança também se mostra primordial, especialmente em períodos de alta demanda, garantindo a proteção da indústria contra ameaças como a influenza aviária.

Além disso, a modernização das granjas, por meio da adoção de equipamentos avançados, monitoramento digital e sistemas automatizados, será determinante para o sucesso a longo prazo. Outro ponto crítico é a qualificação da mão de obra, uma vez que a escassez de profissionais precisa ser enfrentada. Para isso, Lauandos sugeriu a criação de programas de capacitação específicos para a avicultura, inspirados nas iniciativas bem-sucedidas da Colômbia, com foco na formação de especialistas em áreas como sexagem de pintos e manejo de campo.

Adaptação às tendências e oportunidades – Lauandos abordou mudanças no consumo de proteínas, destacando o crescimento no consumo de ovos, peixes e suínos, além da carne de frango. No Brasil, o consumo de ovos atingiu 269 unidades per capita/ano, enquanto o de peixe chegou a 10 kg per capita ao ano. Para manter a competitividade, ele enfatizou a necessidade contínua de inovação e desenvolvimento de novos produtos para manter a atratividade da proteína de frango.

No cenário global, o Brasil representa 15% da produção mundial de carne de frango e 39% das exportações. Lauandos incentivou o setor a expandir sua presença em novos mercados e aproveitar as oportunidades geradas por mudanças na oferta global.

“Os próximos anos trarão oportunidades significativas para a avicultura brasileira. No entanto, para aproveitá-las, precisamos continuar evoluindo – aprimorando a produtividade e reforçando a biosseguridade. Na Aviagen, dizemos que ‘para produzir o melhor, precisamos dos melhores’, e investir em nossas pessoas será fundamental para esse objetivo”, concluiu.

Sobre a Aviagen – Desde 1923, a Aviagen tem sido a empresa global preferida em genética avícola, com a missão de ajudar seus clientes – produtores mundiais de carne de frango – a fornecer uma proteína saudável e sustentável para suas comunidades em constante crescimento. Aplicando seus valores corporativos de “Breeding Sustainability”, a Aviagen implementa ferramentas que promovem a produção comercial de frangos com foco no meio ambiente e na responsabilidade social, além do benefício econômico dos produtores, ao mesmo tempo em que promove o rendimento, a saúde e o bem-estar das aves.

Para satisfazer as diversas demandas de mercado, a Aviagen oferece um completo portfólio de reprodutoras sob as marcas Arbor Acres®, Indian River® e Ross®. O Rowan Range® e o Specialty Males® têm como objetivo o crescimento mais lento e outros nichos específicos de mercado. A sede da Aviagen fica em Huntsville, no estado americano do Alabama, e detém operações no Reino Unido, Europa, Turquia, América Latina, Índia, Austrália, Nova Zelândia, África e Estados Unidos, além de joint ventures na Ásia. A empresa tem aproximadamente 8.000 colaboradores e atende a clientes em 100 países.

Para mais informações, visite Aviagen.com ou siga a Aviagen no LinkedIn.

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