14 de fevereiro de 2024

Polícia impede agricultores de marchar até capital da Índia

Os agricultores indianos voltaram a entrar em confronto com a polícia, em meio aos protestos por melhores preços mínimos pagos pelo governo do país aos produtores que não conseguem colocar seus produtos no mercado. Foi o segundo dia seguido em que os agricultores são contidos por policiais e, agora, também por forças militares.

Nesta quarta-feira, eles foram barrados quando tentavam se dirigir até a capital, Nova Delhi, a cerca de 200 quilômetros da cidade. No deslocamento, os produtores foram bloqueando as estradas com seus tratores e carroças.

A revolta dos agricultores contra o governo do primeiro-ministro Narendra Modi, a quem acusam de descumprir a promessa de pagar preços justos pelas colheitas. Em 2021, eles realizam seguidos protestos durante meses, o que obrigou o governo indiano a alterar a legislação dos preços mínimos e prometer remunerar melhor a produção.

Agora, o governo alega que não tem dinheiro para pagar mais pelos produtos agrícolas. Mas o país está a poucos meses de eleições gerais e Narendra Modi não pode descuidar dessa fatia importante do eleitorado, que são os agricultores e seus familiares.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.