Parceria com a DOMO.VC vai acelerar expansão da TRAG na oferta de soluções baseadas em IA, que respondem aos impactos climáticos de forma ágil e customizada.
A TRAG, plataforma de seguros climáticos para um ecossistema agrícola mais resiliente, alcança um novo patamar com a conclusão da primeira rodada de captação de investimentos de R$ 2 milhões liderada pela DOMO.VC com a participação de investidores anjo do mercado. “Esta rodada é o combustível inicial que impulsionará o crescimento da TRAG, permitindo-nos acelerar o desenvolvimento da plataforma, contratar talentos essenciais e focar na aquisição de novos clientes”, destaca Luis Ricci Maia, cofundador e CPO da TRAG.
Segundo Maia, a escolha da DOMO.VC como investidora e parceira se deu pelo alinhamento de valores, rede de parceiros e time de sócios. “Teremos um avanço significativo na execução do nosso plano de negócio. Além de toda a mentoria que receberemos, o acesso à comunidade da DOMO.VC, de fato, nos dará o impulso necessário para aumentar a resiliência do agronegócio brasileiro frente às mudanças climáticas’’, conclui o CPO da TRAG.”
O mercado de seguro paramétrico agrícola no Brasil, na visão da TRAG, tem potencial de prêmios anuais na casa de US$ 28 bilhões, se considerarmos os mais de 115 milhões de hectares brasileiros de lavouras, florestas e pastagens que poderiam contratar a solução.
Segundo Franco Pontillo (foto ao lado), sócio e general partner da DOMO.VC, o agronegócio é um dos pilares centrais da economia brasileira, mas enfrenta sérios desafios devido às mudanças climáticas, afetando toda a cadeia produtiva. “A TRAG oferece uma solução inovadora e sustentável para essa dor importante do setor. Na DOMO.VC, valorizamos essa visão de futuro, que alinha inovação com impacto real no ecossistema agrícola”, destaca Pontillo.
Como surgiu a TRAG – Durante mais de uma década como corretor de seguros agrícolas, Leonardo Maia, CEO e cofundador da TRAG, testemunhou a frustração dos agricultores brasileiros com a falta de opções e a baixa adesão aos seguros tradicionais. A cada safra, os eventos climáticos extremos se intensificavam, e a necessidade de soluções inovadoras se tornava ainda mais urgente. Foi nesse cenário que Leonardo, junto com seu primo Luis Ricci Maia (ex-atleta profissional com expertise em produtos digitais financeiros), Rodrigo Gandra (engenheiro agrônomo especialista em solos) e Adriano Bacha (ex-engineering manager do Nubank), decidiu revolucionar o mercado. A TRAG nasceu com a missão de trazer conhecimento em risco agroclimáticos e oferecer soluções de seguros climáticos paramétricos embasado em sua plataforma inteligente de análise de risco, tudo isso de forma personalizada e acessível.
Com o seguro paramétrico, é possível oferecer proteção contra eventos climáticos específicos, como chuvas excessivas, secas ou temperaturas extremas, e as indenizações são acionadas automaticamente quando os parâmetros predefinidos são atingidos. Na estruturação do seguro, podem ser utilizados um ou mais índices. Para mensuração de perdas, utilizam-se dados de satélites confiáveis e de alta precisão. Diferentemente dos seguros tradicionais, o seguro paramétrico agrícola não requer a ocorrência de danos materiais para sua ativação, toda a jornada é realizada de forma remota e digital.
Além disso, é elaborado de acordo com as características operacionais de cada cliente, oferecendo proteção à receita contra a imprevisibilidade de eventos climáticos em determinadas regiões de forma customizada. Em suma, o seguro paramétrico oferece mais transparência, flexibilidade e objetividade na avaliação do sinistro, reduzindo drasticamente as ocorrências de fraudes que são frequentes no seguro tradicional. Outra grande vantagem desse mecanismo está relacionada à sua alta liquidez, com a indenização podendo ser paga ao segurado em questões de dias.
Seguro paramétrico x seguro rural tradicional – O Seguro Rural tradicional é baseado em perdas reais, onde o pagamento é determinado pela avaliação in loco dos danos sofridos. Já o Seguro Paramétrico não avalia perdas específicas, mas sim utiliza parâmetros pré-estabelecidos, como a quantidade de chuva em uma região durante determinado período. Se esses parâmetros forem atingidos, o segurado recebe indenização, independentemente das perdas reais.
Em resumo, as perdas especificamente não são consideradas, mas sim o fato de eventos climáticos terem atingido um determinado índice. “Nosso propósito é empoderar o futuro da agricultura, não apenas protegendo as nossas lavouras contra incertezas e as mudanças climáticas, mas também elevando a performance financeira e operacional de toda cadeia agrícola”, conclui Luis Ricci Maia, cofundador e CPO da TRAG.
Sobre a DOMO.VC – Fundada há oito anos, a DOMO.VC é uma das principais Gestoras de Venture Capital no país. Surgiu a partir da aliança entre empreendedores bem-sucedidos e executivos com vasta experiência em Empreendedorismo, M&A, Mercado de Capitais e estruturação de fundos, para contribuir com a profissionalização desse mercado no Brasil. Além de seus fundos DOMO Ventures I e II, concentrados em startups B2C de base tecnológica, a Gestora também é responsável pela gestão do FUNDO ANJO, focado em empresas na fase anjo e do fundo DOMO Enterprise, voltado a startups B2B, que geram soluções para grandes corporações.
Os sócios da DOMO.VC somam participações em mais de 150 investimentos e transações de M&A ao longo dos últimos 20 anos em negócios tecnológicos e contam com credenciais complementares. Além disso, têm um forte alinhamento de longo prazo, o que viabiliza o acompanhamento perene das startups do portfólio com intuito de desenvolvê-las da forma mais rentável possível.