Países do Leste Europeu abrem mercado para amêndoas de cacau

Compartilhe:

mapa amendoas cacau euroasiática

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta quarta-feira (09/10) a abertura de mercados nos cinco países que compõem a União Econômica Euroasiática (UEEA) – Rússia, Belarus, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão – para as exportações, de forma simplificada, de amêndoas de cacau provenientes do Brasil.

Segundo o Mapa, esta é mais uma abertura comercial. Este ano, já haviam sido autorizadas as exportações de suínos vivos, sêmen e embriões bovinos (“in vivo” e “in vitro”), e bovinos vivos reprodutores e de produção. Nos primeiros oito meses de 2024, o Brasil exportou mais de US$ 865 milhões em produtos agrícolas para a UEEA, com destaque para soja em grão, carne bovina, café verde e açúcar bruto.

Com esses novos anúncios, o Brasil alcançou sua 175ª abertura de mercado este ano, chegando a 253 aberturas, em 60 destinos, desde janeiro de 2023. O trabalho de abertura de novos mercados para produtos agro brasileiros é feito em conjunto pelo Mapa e pelo Ministério das Relações Exteriores.

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.

    plugins premium WordPress