A Nestlé, gigante do setor de alimentos sediada na Suíça, divulgou relatório sobre as vendas no primeiro trimestre deste ano. Empresa informou que as expectativas para esse período foram confirmadas, com um crescimento orgânico das vendas de cerca de 1,4% e recuo de 2% no crescimento real (RIG). O total de vendas reportado pela Nestlé foi de 22,1 bilhões de francos suíços, com o câmbio reduzindo as vendas em 6,7%.
O CEO da companhia, Mark Schneider, anunciou que a empresa já esperada um início de ano lento. “Observamos uma forte recuperação no crescimento real (RIG) no segundo trimestre, com boas perspectivas para o restante do ano. Uma ampla gama de iniciativas de crescimento em todo o Grupo já está começando a dar resultados”, afirmou o executivo. “As principais prioridades da Nestlé continuam sendo desempenhar com excelência, alavancar nossa expertise em ciência e nutrição e impulsionar o crescimento com nossas marcas bilionárias. Reiteramos nossa orientação para 2024 e olhamos para o futuro com confiança”, acrescentou.
Vendas do Grupo – O crescimento orgânico foi de 1,4%. A precificação foi de 3,4%, considerando-se a alta base de comparação de 2023. O crescimento real foi de -2,0%, impactado pela baixa demanda dos consumidores, principalmente na América do Norte, e pelas restrições temporárias de fornecimento de vitaminas, minerais e suplementos.
Por região geográfica, o crescimento orgânico foi impulsionado pela Europa e pelos mercados emergentes, o que compensou amplamente a redução das vendas na América do Norte. Nos mercados desenvolvidos, o crescimento orgânico foi de -0,4%, com crescimento real negativo e precificação positiva. Nos mercados emergentes, o crescimento orgânico foi de 4,1%, liderado pela precificação, com crescimento real ligeiramente negativo.
Por categoria de produto:
Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo permaneceu robusto em 1,4%. As vendas no e-commerce cresceram 6,1%, atingindo 17,4% do total de vendas do Grupo. O crescimento orgânico dos canais fora de casa foi de 2,0%.
Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 0,6%, em grande parte relacionados à criação de uma joint venture com a PAI Partners para o negócio de pizzas congeladas da Nestlé na Europa. O impacto do câmbio sobre as vendas foi negativo em 6,7%. O total de vendas reportadas diminuiu 5,9% para 22,1 bilhões de francos suíços.
Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.