25 de abril de 2024

Nestlé divulga relatório de vendas no trimestre, com recuo de 2%

A Nestlé, gigante do setor de alimentos sediada na Suíça, divulgou relatório sobre as vendas no primeiro trimestre deste ano. Empresa informou que as expectativas para esse período foram confirmadas, com um crescimento orgânico das vendas de cerca de 1,4% e recuo de 2% no crescimento real (RIG). O total de vendas reportado pela Nestlé foi de 22,1 bilhões de francos suíços, com o câmbio reduzindo as vendas em 6,7%.

O CEO da companhia, Mark Schneider, anunciou que a empresa já esperada um início de ano lento. “Observamos uma forte recuperação no crescimento real (RIG) no segundo trimestre, com boas perspectivas para o restante do ano. Uma ampla gama de iniciativas de crescimento em todo o Grupo já está começando a dar resultados”, afirmou o executivo. “As principais prioridades da Nestlé continuam sendo desempenhar com excelência, alavancar nossa expertise em ciência e nutrição e impulsionar o crescimento com nossas marcas bilionárias. Reiteramos nossa orientação para 2024 e olhamos para o futuro com confiança”, acrescentou.

Vendas do Grupo – O crescimento orgânico foi de 1,4%. A precificação foi de 3,4%, considerando-se a alta base de comparação de 2023. O crescimento real foi de -2,0%, impactado pela baixa demanda dos consumidores, principalmente na América do Norte, e pelas restrições temporárias de fornecimento de vitaminas, minerais e suplementos.

Por região geográfica, o crescimento orgânico foi impulsionado pela Europa e pelos mercados emergentes, o que compensou amplamente a redução das vendas na América do Norte. Nos mercados desenvolvidos, o crescimento orgânico foi de -0,4%, com crescimento real negativo e precificação positiva. Nos mercados emergentes, o crescimento orgânico foi de 4,1%, liderado pela precificação, com crescimento real ligeiramente negativo.

Por categoria de produto:

  • Purina PetCare foi o maior contribuidor para o crescimento orgânico, sustentado pelo impulso contínuo das marcas premium com base científica, Purina ONE, Fancy Feast e Friskies.
  • A categoria de cafés apresentou crescimento de um dígito, com o impulso contínuo para Nescafé, Nespresso e Starbucks.
  • As vendas de produtos da categoria Confectionery (de chocolates e biscoitos) cresceram à taxa média de um dígito, com forte demanda por KitKat e produtos sazonais.
  • A categoria de Águas apresentou crescimento médio de um dígito, sustentado pela recuperação da Perrier e pelo impulso contínuo da S.Pellegrino.
  • As vendas de Nutrição Infantil cresceram à taxa de um dígito, com base no impulso contínuo para NAN e produtos de oligossacarídeos do leite humano (HMOs).
  • Como esperado, Nestlé Health Science registrou crescimento negativo, com uma demanda robusta por Nutrição Médica que contrabalançou amplamente as restrições temporárias de fornecimento de vitaminas, minerais e suplementos.
  • A categoria de produtos lácteos registrou crescimento negativo, considerando-se a alta base de comparação do ano anterior.
  • Produtos Culinários registrou crescimento negativo, já que a forte demanda por Maggi foi amplamente contrabalançada pela queda nas vendas de alimentos congelados na América do Norte.

Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo permaneceu robusto em 1,4%. As vendas no e-commerce cresceram 6,1%, atingindo 17,4% do total de vendas do Grupo. O crescimento orgânico dos canais fora de casa foi de 2,0%.

Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 0,6%, em grande parte relacionados à criação de uma joint venture com a PAI Partners para o negócio de pizzas congeladas da Nestlé na Europa. O impacto do câmbio sobre as vendas foi negativo em 6,7%. O total de vendas reportadas diminuiu 5,9% para 22,1 bilhões de francos suíços.

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