A suplementação mineral adequada é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes para produção de bovinos de corte. Nesse cenário, ela vem evoluindo na mesma proporção que a produtividade do rebanho, conforme mostrará o X Congresso sobre Manejo e Nutrição de Bovinos, evento que ocorre nos dias 19 e 20 de outubro, no auditório da Famasul, em Campo Grande (MS).
Mas, no passado, o desempenho do setor de suplementação mineral de bovinos de corte no Brasil nem sempre foi positivo. Segundo Marcos Sampaio Baruselli, coordenador nacional de gado de corte e confinamento da Tortuga, diretor do CBNA e coordenador do congresso, altas taxas de mortalidade de bovinos eram constantes na pecuária de corte, inclusive no Mato Grosso do Sul.
“Nessa época, milhares de bovinos vinham à óbito todos os anos, devido a carências e desequilíbrios de minerais em sua dieta, formada basicamente por pastagens estabelecidas em solos pobres em minerais essenciais, como o fósforo”, completa Baruselli.
Durante a palestra de Baruselli no X Congresso sobre Manejo e Nutrição de Bovinos, será mostrado os pontos de maior evolução da suplementação mineral no Brasil. Segundo o coordenador nacional de gado de corte e confinamento da Tortuga, o segmento apresenta tecnologia nacional inovadora, específica para a pecuária de corte praticada em regiões tropicais, como ocorre no Mato Grosso do Sul, estado que sediará o evento.
O X Congresso sobre Manejo e Nutrição de Bovinos é uma realização do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), entidade científica sem fins lucrativos. O evento tem o patrocínio de Katec – Grupo Lallemand; Macal – Soluções em Nutrição; Phibro Animal Health e SAF do Brasil. O evento também conta com o apoio institucional da Asbram, Famasul e Sindirações.
Mais informações pelo e-mail cbna@lexxa.com.br e fone (19) 3232-7518
Fonte: EiraCom