4 de fevereiro de 2023

Ministro Fávaro e presidente da ABCZ pregam diálogo e tecnologia

Fávaro reuniu-se com a diretoria da associação, lideranças e entidades de referência da pecuária zebuína. Ministro também estará na cerimônia comemorativa à posse da nova diretoria da ABCZ, à noite. Presidente da ABCZ reafirmou o seu compromisso de estabelecer um forte canal de comunicação entre a associação e o ministério

Na manhã deste sábado, dia 4, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) recebeu a visita do Ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Henrique Fávaro, empossado no começo do ano no cargo de maior relevância para a agropecuária nacional, acompanhado de sua equipe de secretários. Fávaro esteve na sede da ABCZ, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), onde se reuniu com a diretoria e o presidente da entidade, Gabriel Garcia Cid, além de mais de 50 lideranças do setor do agronegócio e de entidades da pecuária. Entre os presentes, destacam-se o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Antônio Pitangui de Salvo; a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo; o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes; os deputados federais Samuel Viana e Zé Silva, e o Superintendente Federal de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, Marcílio Magalhães.

A ocasião marca um momento importante para a associação e para a pecuária zebuína nacional, levando em consideração que a gestão atual da ABCZ também iniciou seus trabalhos no começo de 2023. ​​​​​​​Carlos Fávaro enfatizou que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tem um forte compromisso com a pecuária zebuína e reconhece a atividade como um dos pilares mais relevantes do agro brasileiro. Ele destacou, ainda, que a sua pasta caminhará ao lado das entidades do setor para promover cada vez mais o homem do campo e o seu trabalho. “O nosso objetivo é construir pontes, olhar para o agronegócio do futuro e fazer políticas públicas que venham fortalecer esse setor, que é o maior propulsor da economia brasileira. Todos aqueles – homens e mulheres, entidades de classe e associações – que queiram o melhor para o agro terão as portas abertas para que, juntos, façamos do Brasil, cada vez mais, esse grande celeiro do mundo”, apontou o ministro.

​​​​​​​Durante o encontro, a ABCZ entregou ao ministro o título de associado honorário da entidade. Além disso, Carlos Fávaro foi presenteado com um exemplar do livro ‘ABCZ 100 Anos – História e Histórias’, de autoria de Maria Antonieta Borges Lopes e Eliane Mendonça Marquez de Rezende. ​​​​​​​Fávaro afirmou que a sustentabilidade será uma prioridade da pasta e teceu elogios às iniciativas da ABCZ na promoção de uma agropecuária cada vez mais sustentável. Como, por exemplo, o melhoramento genético, representado pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos(PMGZ) e o programa Integra Zebu, projeto que, de acordo com o ministro, está totalmente alinhado com as diretrizes do Mapa.

Já para Gabriel Garcia, o momento foi de comemoração. O presidente da ABCZ reafirmou o seu compromisso de estabelecer um forte canal de comunicação entre a associação e o ministério, abrindo espaço para ações e políticas que promovam a pecuária zebuína pelos próximos anos. “Foi um momento muito importante, um momento de diálogo e comunicação. A mensagem do ministro é a mesma da nova gestão da ABCZ: solidificar essa comunicação para atender realmente as demandas dos produtores de gado Zebu de todo o Brasil e ressaltar, mais uma vez, a grande importância do agro para o país e para o mundo”, comemorou o presidente Gabriel Garcia Cid.

​​​​​​​Ainda pela manhã, a equipe de secretários do Mapa despachou na ABCZ, em secretarias itinerantes montadas na sede da entidade. À noite, a partir das 20h30, o ministro Carlos Fávaro estará presente, ainda, na cerimônia oficial de posse da nova Diretoria da ABCZ, que irá liderar a associação pelo triênio 2023-2025.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.