A cultivar combina alta produtividade, excelente qualidade nutricional e palatabilidade, superando as limitações de cultivares anteriores
A Matsuda, líder em soluções tecnológicas no segmento de sementes para pastagens, anuncia com grande entusiasmo o lançamento comercial da cultivar MG19 Oásis. Essa nova cultivar representa um avanço significativo no desenvolvimento de forrageiras, combinando alta produtividade, excelente qualidade nutricional e palatabilidade, características que a diferenciam no mercado.
O MG19 Oásis é resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento, liderada pelo Dr. José Alfredo Usberti Filho, engenheiro agrônomo, que compõe o time de pesquisadores do grupo Matsuda.
O principal objetivo ao lançar o MG19 Oásis é superar as limitações de cultivares anteriores, como, por exemplo a brachiária MG-5 Vitória, que apesar de sua alta produtividade, apresenta problemas de lignificação e digestibilidade em condições de manejo inadequado.
As principais características do MG19 Oásis é a alta produtividade de forragem, oferece maior quantidade de alimento para o rebanho. Possui excelente qualidade nutricional, e alto valor nutritivo para os animais. Têm rápido e vigoroso rebrote, e permite um maior número de pastejos por ano.
Este cultivar apresenta excelente palatabilidade, e digestibilidade, o que facilita a digestão e a absorção dos nutrientes pelos animais. Boa adaptação a diferentes condições edafoclimáticas, e alta tolerância a seca e a solos mal drenados.
Quando comparada à MG-5 Vitória, a MG19 Oásis apresenta maior digestibilidade, os talos são mais macios e nutritivos, proporcionando um melhor aproveitamento da forragem pelos animais. Têm melhor palatabilidade, o que estimula o consumo e o ganho de peso. Apresenta menor lignificação, a planta mantém sua qualidade nutricional por mais tempo, mesmo em condições de manejo mais desafiadoras.
A brachiária MG19 Oásis é indicada para bovinos de carne e leite em todas as fases de produção. Indicada para solos de média a alta fertilidade, com recomendação de 5 a 8 kg/ha de sementes de VC 76% para o plantio, e, em sistemas de pastejo rotacionado, permite um manejo mais eficiente da pastagem.
Este cultivar é protegido pelo MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apenas o Grupo Matsuda pode comercializá-lo, já que é um material que carrega a marca Matsuda Genética.
Além disso já vem com toda a tecnologia e todos os tratamentos da linha Série Gold +, são sementes puras, livres de pragas e doenças, livres de nematoides que podem contaminar a área, e tratadas com polímero fungicida e opcional no inseticida.