MAPA lança serviço digital para conectar inovação e dinheiro no agro

Compartilhe:

Portrait of senior farmer agronomist in wheat field checking crops before harvest and holding tablet computer.

Nova ferramenta do Mapa e Serpro visa integrar startups, investidores e ambientes de inovação em todo o país, ampliando oportunidades tecnológicas e fortalecendo a agropecuária brasileira.

O segundo dia do ‘Mapa Conecta Brasil 2025’, realizado nesta quinta-feira (09) em Brasília (DF), marcou o lançamento da Plataforma Eletrônica de Inovação Agropecuária, uma iniciativa conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O anúncio ocorreu durante o Festival Curicaca, que reúne atores estratégicos do setor agropecuário. Construída em um ambiente virtual, a plataforma busca facilitar a conexão entre startups, investidores e ecossistemas de inovação, com foco na geração de tecnologias aplicáveis às cadeias produtivas agropecuárias. A iniciativa também pretende se tornar uma referência mundial em inovação aberta, promovendo parcerias, soluções tecnológicas e agregação de valor ao setor.

Para Cesar Teles, coordenador-geral de Inovação Agropecuária da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, a plataforma nasce da necessidade de conectar diferentes estados e regiões, dispersando o potencial inovador pelo país. “Mais de 40% das startups do agro estão concentradas em ulo. Por que não levar essas soluções para o Ceará ou Santa Catarina?”, exemplificou. A plataforma oferece funcionalidades como navegação por perfil (startup, investidor ou ambiente de inovação), uso de ferramentas de inteligência artificial, suporte à formulação de políticas públicas, promoção de interação entre os atores do setor e resolução de demandas agropecuárias.

Aline Cappele, gerente do Departamento de Negócios e Soluções Digitais de Inteligência para o Agronegócio do Serpro, reforçou a importância da inovação para enfrentar desafios como mudanças climáticas, segurança alimentar e sustentabilidade. “O agronegócio puxa a inovação brasileira, mas ainda há oportunidades de melhoria. É aí que a plataforma entra, oferecendo um espaço digital e parcerias estratégicas para superar esses desafios”, afirmou. Atualmente, 15 estados assinaram Protocolos de Intenções para fortalecer a inovação agropecuária por meio do Mapa Conecta, entre eles Pará, Mato Grosso, Goiás, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul. Durante o evento, também foi criado o Comitê Gestor de Inovação Agropecuária do Espírito Santo, reunindo governo, universidades, setor privado, fintechs e ambientes de inovação.

A programação do Mapa Conecta Brasil 2025 segue até sexta-feira (10), com painéis sobre agricultura digital, conectividade rural, bioinsumos, bioeconomia e ecossistemas de inovação. O último dia contará ainda com a 5ª edição do BioInova, lançamento da Rede Nacional de Ecossistemas Estaduais de Inovação Agropecuária e a chamada BioInova Ignite para pré-aceleração de soluções em bioinsumos.