Lely celebra 10 anos no Brasil com encontro em fazenda pioneira no RS

Compartilhe:

O Open Farm Day especial realizado na Fazenda Tambo Nólio, em Paraí (RS), marcou os dez anos da presença da Lely no Brasil. A propriedade foi pioneira ao instalar, em 2015, o primeiro robô de ordenha da marca no país e, desde então, tornou-se referência em inovação e produtividade na pecuária leiteira. O evento reuniu cerca de 400 produtores de diferentes regiões do Brasil para conhecerem de perto a evolução do sistema e a rotina da família Nólio.

Segundo o produtor Ezequiel Nólio, a decisão de investir na ordenha robotizada nasceu após uma viagem à Itália, em 2012, quando parte da família conheceu fazendas equipadas com a tecnologia da Lely. “Na época, a dificuldade de mão de obra já era grande e a necessidade de se profissionalizar e manter a competitividade crescia a cada dia. Sabíamos que a tecnologia existia e funcionava, mas era preciso coragem para dar esse passo e trazer a inovação para a realidade da pecuária leiteira em Paraí”, recorda.

A aquisição, contudo, não foi simples. Havia desafios financeiros, de infraestrutura e de importação. “Era o primeiro equipamento que vinha para o Brasil e não havia referências locais. Muitas dúvidas e questionamentos surgiram, mas, com o tempo, a máquina respondeu por si mesma. Muitos diziam que o investimento era inviável, mas superamos cada obstáculo e hoje celebramos o sucesso e a evolução da propriedade”, afirma Nólio.

O primeiro robô instalado foi um Lely Astronaut A4, em agosto de 2015. Dois anos depois, em 2017, a fazenda incorporou o Juno, aproximador automático de dieta. Em 2020, foi a vez do segundo robô de ordenha, um Lely Astronaut A5, consolidando a automação do sistema. Atualmente, o Tambo Nólio conta com 117 vacas em lactação, produzindo cerca de 5.200 litros de leite por dia.

“Desde meu pai, que fez a primeira silagem e adquiriu o primeiro trator tracionado da propriedade, sempre existiu um espírito de inovação. A chegada da tecnologia de ordenha robotizada veio para coroar essa vocação e integrar a modernização ao dia a dia da fazenda”, completa Nólio.

Marco para a pecuária leiteira – Para o gerente de Estratégia e Negócios Milking and Digital da Lely Latam, João Vicente Pedreira, o pioneirismo do Tambo Nólio foi decisivo para a expansão da tecnologia no Brasil. “A primeira venda e o primeiro robô Lely instalados no País foram sementes que germinaram em diferentes regiões, fortalecendo a adoção da ordenha robotizada. A confiança da família Nólio foi fundamental para mostrar que era possível e para inspirar outros produtores a trilhar o mesmo caminho”, afirma.

Segundo ele, o perfil inovador dos pecuaristas brasileiros contribui para esse avanço. “A maioria dos produtores de leite busca informação e novas soluções. No processo de adoção da ordenha robotizada, é essencial conhecer os equipamentos disponíveis no mercado e conversar com outros produtores que já vivenciam a experiência, para compreender quais ganhos a tecnologia pode trazer em termos de produção e quais benefícios agrega ao sistema”, completa Pedreira.

Novo modelo – Durante o evento também foi apresentado o novo robô Lely Astronaut A5 Next, uma evolução do consagrado modelo Astronaut A5, que foi desenvolvido com foco em automação completa, eficiência produtiva, saúde animal e preparo para o futuro digital das fazendas.

Entre os principais avanços, o novo sistema operacional do A5 Next permite atualizações remotas, diagnósticos à distância e manutenção mais precisa, reforçando o suporte técnico contínuo e a conectividade da ordenha. O braço robótico também foi aprimorado com um sistema de detecção de tetos que combina laser e câmera, aumentando a precisão na identificação e contribuindo para uma ordenha mais segura, confortável e eficiente.

O Astronaut A5 Next também está preparado para receber um novo sistema de filtragem de leite, único no mercado, que elimina uma das últimas tarefas manuais do processo: a troca diária dos filtros de papel. Além disso, o modelo inclui a opção de identificação de vacas por meio de brinco eletrônico (Eartag ID), ampliando a acessibilidade da ordenha automatizada a diferentes perfis de produtores.

Sobre a Lely – A Lely, fundada em 1948, direciona todos seus esforços para a criação de um futuro sustentável, lucrativo e agradável na fazenda. Focada nas vacas, a empresa desenvolveu robôs profissionais e sistemas de dados que aumentam o bem-estar, flexibilidade e a produção diária dos animais na fazenda.

Por mais de 25 anos, a Lely tem liderado as vendas e serviços no segmento de automação na produção leiteira, ajudando no sucesso diário dos produtores ao redor do mundo. Diariamente, a Lely inspira seus funcionários a oferecerem aos seus clientes soluções inovadoras e a construírem uma parceira de confiança de longo prazo, através de orientações e suporte. Com sua sede na Holanda e uma rede mundial de Lely Centers dedicadas localmente para serviços de vendas e suporte personalizados, o grupo Lely está presente em aproximadamente 52 países e emprega cerca de 3.000 pessoas.

 

 

plugins premium WordPress