1 de agosto de 2021

Lâmpadas de aquecimento aquecem animais na onda de frio

A ameaça de frio intenso acende o alerta para a possibilidade de geadas e quebra de safra, como também, para cuidados para aquecimento dos animais, em especial aqueles mais jovens. Buscar formas emergenciais de proteção é o que recomendam os técnicos para evitar que as baixas temperaturas possam causar problemas. Alternativa simples e eficaz está no uso de lâmpadas de aquecimento para aves e suínos, nos explica a veterinária Joana Meireles, técnica nacional da Agrozootec. “Elas mantêm o ambiente aquecido e consequentemente diminuem o estresse térmico, além de emitirem ondas infravermelhas que estimulam a circulação sanguínea dos animais”, alerta Joana, lembrando também da importância de uma boa dieta nutricional para que o animal tenha camada de gordura suficiente, que também protege contra o frio.

Dentre as alternativas, a veterinária explica que existem lâmpadas de vidro que emitem luz branca ou vermelha. “A luz vermelha é mais suave e promove maior conforto, já que a luminosidade é menos intensa”. Existem ainda lâmpadas de cerâmica que produzem calor, porém, sem emitir luz. “Essas alternativas emergenciais estão a mão do produtor, pois podem-se encontrar lâmpadas próprias para aquecimento de animais em agropecuárias e cooperativas, com custo acessível e a potência pode variar entre 60 W até 250 W ”. Joana faz o alerta que as lâmpadas de led, muito comuns atualmente, não servem para aquecimento; apenas para iluminação. Para reforçar o aquecimento de leitões há também como inserir tapetes térmicos, que auxiliam na manutenção da temperatura ideal protegendo a leitegada do frio.

Bezerros de leite – A onda de frio intenso tem assustado os produtores de leite, em especial aqueles responsáveis pela criação de bezerros. Quem não pode investir em roupas quentinhas pelo custo, pode valer-se das mesmas lâmpadas de aquecimento mais usadas em aves e suinos e adaptá-las para bezerreiros fechados ou em casinhas. “Os bezerros com até 15 dias de vida merecem atenção especial, pois a camada de gordura ainda não possui espessura suficiente para proteção contra o frio e pode desencadear deficiências na imunidade” , alerta a veterinária Joana Meireles, técnica nacional da Agrozootec.

A veterinária ressalta que buscar alternativas de aquecimento durante períodos de frio intenso é importante, pois o “estresse térmico também pode ocorrer em situações de baixas temperaturas, principalmente em animais jovens e/ou mal-nutridos , sendo estes mais susceptíveis aos efeitos da hipotermia podendo ocorrer até surtos de mortalidade”. Animais em pastagens devem ter locais com proteção e abrigo. É importante estar atento e proteger o rebanho.

AGROZOOTEC
C
om sede em Itu, SP, é uma indústria e importadora de equipamentos da Europa, América e Ásia para atender as cadeias produtivas de corte, leite, suínos, aves, equinos, ovinos e caprinos possuindo em seu portifólio mais de 2.200 itens, os produtos podem ser encontrados em distribuidores, cooperativas e lojas especializadas em produtos agropecuários.

 

 

 

 

 

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.