O e-book, disponível para download gratuito no site da empresa, é uma contribuição ao setor e visa otimizar as operações dentro da porteira.
A JetBov, referência no desenvolvimento de tecnologias para a gestão de fazendas de bovinocultura de corte, apresenta nesta segunda-feira o “Modelo de Maturidade para Pecuária 5.0”, um método de diagnóstico voltado para a modernização da gestão das fazendas de pecuária de corte. O e-book, disponível para download gratuito no site da empresa, visa otimizar as operações nas propriedades focadas na produção de bovinos, enfrentando os desafios do setor com soluções digitais e inteligentes.
Com nove dimensões, abordando temas fundamentais para a atividade como estrutura de pessoal, conectividade, automação, compliance socioambiental, gestão econômica e governança, o modelo visa atender as especificidades da pecuária de corte em um ambiente cada vez mais digital e orientado por dados. “As dimensões foram cuidadosamente selecionadas para refletir as necessidades específicas das fazendas de bovinocultura de corte, e o uso do modelo é restrito a fins não comerciais”, destaca o CEO da JetBov, Xisto Alves.
Para produzir esse material, a Jetbov uniu sua experiência de quase dez anos no mercado ao seu posicionamento de inovação contínua e liderança nas discussões sobre a transformação da cadeira em direção à Pecuária 5.0. “Nos últimos anos, apoiamos produtores de diversos continentes, como América Latina, África e Europa, a adotar tecnologias de ponta e práticas de gestão inovadoras, contribuindo diretamente para o aumento da sustentabilidade e produtividade no setor agropecuário”, afirma Alves, ao ressaltar que o Modelo de Maturidade já está disponível para download gratuito no site da empresa.
“O conteúdo foi apresentado em primeira mão na edição de 2024 do JETBOV DAY, evento organizado pela empresa, com o tema ‘Desbravando o Agro 5.0: O Uso da Inteligência Artificial para Expandir as Fronteiras da Pecuária de Corte’. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer antecipadamente o modelo e sua aplicação prática”, complementa.
Neste cenário, o lançamento do “Modelo de Maturidade para Pecuária 5.0” reflete o compromisso contínuo da JetBov em transformar o setor. “Desenvolvemos esse material inspirado no Capability Maturity Model Integration (CMMI), um framework utilizado globalmente para melhorar processos organizacionais. No contexto da pecuária, ele se torna uma ferramenta estratégica, permitindo que os gestores avaliem e aprimorem suas operações, atendendo às necessidades do século 21”, explica o CEO.
Transformação das operações dentro da porteira – O modelo, ao focar no aprimoramento das operações dentro da porteira, trata de temas como a “Estrutura de Pessoas”, que analisa a capacitação e engajamento da equipe, e a “Estrutura de Conectividade”, que permite a automação de processos e facilita a comunicação entre a equipe. A “Inteligência na Tomada de Decisão” também ganha destaque, já que decisões bem informadas são cruciais para melhorar a produtividade e a sustentabilidade do negócio.
A “Automação” é outro ponto-chave do modelo, considerando o impacto das tecnologias digitais na eficiência das fazendas, como o monitoramento animal e o uso de dispositivos IoT para a captação de dados. A “Compliance Socioambiental” também é abordada, incentivando a adoção de práticas sustentáveis que garantem a longevidade das operações.
“O Modelo de Maturidade oferece um caminho para pecuaristas e gestores identificarem áreas de melhoria e estabelecerem planos de ação que elevem suas propriedades a um novo nível de excelência. Como um guia, fornece uma ferramenta estratégica para fazendas que buscam se adaptar às novas demandas do mercado e se tornar mais competitivas, transformando a gestão da pecuária e tornando as operações mais inteligentes, sustentáveis e rentáveis”, conclui Xisto.
A Jetbov, pioneira no desenvolvimento de tecnologias para a Pecuária 5.0, é uma plataforma digital de gestão para bovinocultura de corte que possui o propósito de empoderar o pecuarista através da tecnologia da informação para alcançar uma produção mais lucrativa e sustentável.