9 de julho de 2024

JBS cria programa para mulheres empreendedoras agro

Iniciativa Mulheres SuperAgro promove capacitação de produtoras rurais em gestão de negócios

Produtoras rurais que administram granjas integradas da Seara formam a primeira turma de mulheres capacitadas pela JBS em gestão – e já observam aumento no faturamento e produtividade de suas propriedades agrícolas. Elas integram o programa Mulheres SuperAgro, que oferece suporte e ferramentas para alavancar o empreendedorismo feminino no agronegócio. O programa oferece capacitação em administração de propriedades rurais, com módulos que vão da gestão de pessoas, gestão financeira, temas jurídicos e tributários, além de práticas de produção sustentáveis e bem-estar animal.

Levantamento conduzido em 2023, pela Seara, aponta que 41% das propriedades integradas ao negócio são gerenciadas por mulheres. É o caso de Ivinice Schneider, avicultora proprietária de uma granja localizada em Tupandi (RS) e participante da primeira edição do programa, encerrada em maio. Ela conta que a experiência resultou em um aumento de 7% em seu faturamento, além de ter contribuído para melhorar ainda mais a qualidade dos produtos. “Os resultados positivos só tendem a melhorar dia após dia, o que mostra que estou no caminho certo”, afirma. “O Mulheres SuperAgro contribuiu muito para o meu crescimento profissional e pessoal, pois ajudou a me enxergar e valorizar como mulher à frente do meu negócio, com trocas de experiências entre todas nós”, complementa.

Rosane Bertolin, que também participou da primeira edição e é responsável por uma granja localizada em Passo Fundo (RS), afirma que a experiência a ajudou a dominar estratégias de gestão. “O Mulheres SuperAgro fez toda a diferença na minha vida, pois aprendi a direcionar e delegar as tarefas para a minha equipe e, com isso, ganhei mais tempo para me dedicar a outras questões importantes na administração”, afirma a empreendedora.

Para Pauline Bellaver, especialista de Sustentabilidade da Seara, o programa representa mais um passo importante da Companhia para o setor, capacitando as empreendedoras do segmento para que alavanquem suas carreiras. “Ao juntarmos as experiências de tantas mulheres incríveis, tivemos a oportunidade de oferecer uma troca de conhecimento enriquecedora às nossas integradas, contribuindo para que tudo que foi ensinado durante o curso seja colocado em prática no dia a dia no campo”, comenta Pauline. “O programa foi cuidadosamente elaborado para oferecer suporte e ferramentas para que elas desenvolvam ainda mais os negócios de suas famílias, de forma cada mais sustentável e ampliando a qualidade e bem-estar que a JBS promove entre suas produtoras integradas”, explica.

Com videoaulas de 1h30 e encontros presenciais quinzenais, a primeira edição do programa teve duração de sete meses, com foco nos temas de autoconhecimento, sustentabilidade, capacitação técnica e empreendedorismo.

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.