O Conselho de Administração da illycaffè S.p.A. aprovou o projeto de Demonstrações Financeiras da empresa-mãe illycaffè S.p.A., juntamente com as Demonstrações Financeiras Consolidadas para o exercício de 2024. Em 2024, as receitas do grupo atingiram 630 milhões de euros, refletindo um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Este forte crescimento orgânico foi alimentado pelo aumento dos volumes de vendas em todos os principais mercados, particularmente na Itália, Estados Unidos, Espanha, França e Reino Unido.
A margem operacional bruta (EBITDA) cresceu para 110 milhões de euros, 19% a mais do que em 2023, impulsionada pelo aumento dos volumes e pelo crescimento orgânico sustentado. A margem EBITDA melhorou para 17,5% das receitas, refletindo um aumento de 1,9 ponto percentual em relação ao ano anterior.
A margem operacional líquida (EBIT) subiu para 61 milhões de euros, um aumento de 50% em relação a 2023, apoiado pelo crescimento do EBITDA e por um menor impacto da depreciação nas receitas líquidas. O resultado líquido ultrapassou os 33 milhões de euros, registrando um aumento de 42%, em linha com a forte trajetória ascendente do EBIT.
A posição financeira líquida ficou em 109 milhões de euros, refletindo uma melhoria de 10% em relação ao ano anterior. A forte geração de caixa permitiu investimentos estratégicos destinados a expandir a capacidade de produção, promover a inovação sustentável e acelerar a transformação digital. A relação PFN/EBITDA foi de 1x, redução de 0,3 ponto percentual em comparação com 2023.
Diante desses resultados recordes, a illycaffè concederá um bônus extraordinário de 1 milhão de euros aos seus mais de 1.000 colaboradores em todo o mundo, reconhecendo a sua dedicação e contribuição para o sucesso da empresa.
Cristina Scocchia, CEO da illycaffè, comentou:
“2024 marcou o terceiro ano consecutivo de crescimento orgânico robusto, com aumentos de dois dígitos tanto no EBITDA como no lucro líquido, apesar de um ambiente macroeconômico e geopolítico desafiador e do aumento persistente dos custos das matérias-primas.
Durante o ano passado, aceleramos as nossas iniciativas de inovação sustentável e as estratégias de expansão internacional lançadas nos últimos três anos. Em reconhecimento ao nosso desempenho excepcional, decidimos atribuir um bônus extraordinário de 1 milhão de euros aos nossos funcionários, em agradecimento pelo seu empenho inabalável.
Olhando para o futuro, 2025 apresenta desafios para a nossa indústria, particularmente devido ao aumento dos custos das matérias-primas, que agora duplicaram depois de já terem aumentado cerca de 40% em 2024. Estamos empenhados em mitigar o impacto nas margens causado pelo aumento dos preços do café verde, continuando a investir na inovação e no crescimento internacional. Além disso, reafirmamos o nosso plano de investimento de 120 milhões de euros destinado a duplicar a nossa capacidade de produção e logística em Trieste (Itália).”
Em 2024, todos os principais mercados em que o grupo está presente registraram um crescimento em relação a 2023. O grupo consolidou ainda mais sua posição de liderança na Itália no segmento do café super-premium. Na Europa, o crescimento foi impulsionado principalmente pela Espanha, França e Reino Unido. Os Estados Unidos, mercado prioritário do grupo, registraram um forte crescimento (+11% em relação a 2023) em todos os canais de distribuição, especialmente online (+18% em relação a 2023).
Do ponto de vista de canais, o Ho.Re.Ca. (hotéis, restaurantes e cafeterias) cresceu cerca de 6% em relação a 2023, com desempenhos de destaque na Itália, Estados Unidos, Espanha e França. As receitas do canal de Distribuição Moderna aumentaram fortemente (+10% em relação a 2023), particularmente na Itália, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha.
Sobre a illycaffè – A illycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933 e empenhada em oferecer o melhor café ao mundo. Produz o exclusivo blend illy 100% Arábica, composto por 9 das melhores seleções de Arábica do mundo, com um olhar constante para a inovação. A criação do primeiro “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso”, em 1991 no Brasil e o “Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy” em 2017, simbolizam o seu compromisso com os cafeicultores, a quem a illy paga um preço premium por um café de qualidade.
Em 2019, adotou o estatuto de Società Benefit ao abrigo da lei italiana e, em 2021, tornou-se a primeira empresa italiana de café a obter a certificação internacional B Corp, graças ao seu compromisso de respeitar os mais elevados padrões de desempenho ambiental e social. A empresa, presente em mais de 140 países, registrou uma receita consolidada de 630 milhões de euros em 2024.