A pouco mais de uma semana do início do evento, a Comissão Científica do IFC Brasil anuncia recorde de trabalhos submetidos: 175 trabalhos científicos relacionados à aquicultura e pesca, envolvendo 380 pesquisadores de cinco países. No dia 25 de setembro pela manhã, na Sala Minueto, os autores apresentam os 12 trabalhos selecionados para exposição oral.
A 6ª edição do IFC Brasil será realizada de 24 a 26 de setembro, no Maestra Grand Convention Center, Recanto Cataratas Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O evento reúne aquicultores, empresários, agentes públicos, acadêmicos e líderes de todas as áreas do setor produtivo. O IFC Brasil abrange desde a produção primária de aquicultura e pesca, até fornecedores de tecnologias, prestadores de serviços, indústrias, logística e mercado consumidor.
“A sexta edição do Evento Científico, parte integrante do maior evento da aquicultura e Pesca Sul-americana, o IFC Brasil, bateu o recorde de trabalhos científicos, em oito áreas temáticas”, destaca o professor Aldi Feiden, coordenador dos trabalhos científicos no IFC Brasil. “Estes trabalhos serão disponibilizados na página do IFC Brasil para consulta por todos os participantes. São assuntos muito atuais e de grande peso científico de extensão aquícola e pesqueira”. Na última edição, em 2023, foram submetidos 132 trabalhos científicos, com autores e coautores dos trabalhos de mais de 40 universidades públicas e privadas, institutos de pesquisa e extensão e empresas privadas.
O International Fish Congress & Fish Expo Brasil 2024 é promovido em cooperação com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Instituto Federal do Paraná (IFPR). Desde a primeira edição, realizada em 2019, o IFC Brasil valoriza o conhecimento acadêmico e científico. Posiciona-se, assim, como um elo entre a academia, a indústria e o setor produtivo. Através da mostra de trabalhos científicos, o IFC Brasil divulga as inovações e os avanços tecnológicos demonstrados nas pesquisas, promovendo o desenvolvimento de soluções práticas para desafios atuais.
Associado a instituições de renome e credibilidade, o IFC Brasil reforça a qualidade dos trabalhos apresentados. “É uma oportunidade para todo o setor conhecer os caminhos apontados pela pesquisa”, afirma o coordenador da Mostra de Trabalhos Científicos no IFC Brasil, professor Aldi Feiden.
Além disso, a Mostra de Trabalhos Científicos do IFC Brasil promove networking e colaboração entre os pesquisadores, profissionais da indústria, estudantes e produtores. “Sempre resulta em colaborações produtivas e projetos interdisciplinares”, destaca Feiden. “Assim como nos anos anteriores, neste ano recebemos trabalhos de diversas regiões brasileiras, bem como resumos internacionais, principalmente da América Latina”, afirma o professor da Unioeste e coordenador dos trabalhos científicos do IFC Brasil, Aldi Feiden.
Patrocínios e apoios – O IFC Brasil é correalizado pela Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (Fundep), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a sua Fundação, a Funpar.
Patrocinam o IFC Brasil: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Governo Federal, Sistema CFMV/CRMV`s, Sanepar, Copel Energia, Governo do Paraná, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Sebrae. Apoiam o IFC Brasil a APEX Brasil, Associação Brasileira das Indústrias de Pescados 9 Abipesca), Associação Brasileira da Piscicultura Peixe BR) e Unila.
De Heus: estande e palestra – Importante player do setor, a De Heus é presença confirmada no VI International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil 2024). A companhia será expositora na feira de negócios e também terá um de seus especialistas como palestrante no congresso. Nesta edição do IFC Brasil, a De Heus apresenta as principais soluções de seu portfólio para aquacultura e conta com uma equipe de especialistas para oferecer orientações técnicas e esclarecimento de dúvidas aos visitantes do evento.
“Participar do IFC Brasil nos proporciona abrir novos horizontes, novas prospecções de clientes e troca de experiências entre os profissionais da cadeia produtiva e nossos especialistas no estande”, destaca Sandra Toro, Gerente de Negócios de Pet&Aqua e Matéria-Prima da De Heus. Segundo ela, o IFC Brasil 2024 é um dos principais eventos técnico-comerciais da cadeia produtiva do setor aquícola no Brasil, pois reúne os grandes players de nutrição animal, insumos e tecnologia responsáveis por atender toda a demanda nacional. “O IFC é realizado no estado do Paraná, que atualmente é o maior produtor de peixes do país, o que torna o evento ainda mais relevante e estratégico para o setor”, completa.
A De Heus também participa do congresso pelo segundo ano consecutivo, com a apresentação de uma palestra proferida por um de seus especialistas. No dia 25 de setembro, às 16 horas, o Dr. Gustavo Júlio, da De Heus Brasil, falará sobre “Manejo reprodutivo de Tambaqui (Colossoma macropomum) em sistema de recirculação de água”. O profissional é Engenheiro de Aquicultura formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre e Doutor em Zootecnia na área de produção animal com ênfase em Aquacultura, também pela UFMG, e possui ampla experiência em reprodução e larvicultura de tilápia, tambaqui, pirapitinga e pacamã, em sistema de recirculação de água.