30 de janeiro de 2016

Governo do Estado vai investir em melhorias no Distrito Irrigado de Ponto Novo

Ações integradas, desenvolvidas pelas secretarias da Agricultura (Seagri), de Desenvolvimento Rural/Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (SDR/CAR), e de Infraestrutura Hídrica e Abastecimento (SHIS), vão impulsionar a produção agrícola do Projeto Ponto Novo, distrito localizado 338 quilômetros de Salvador, no município de Ponto Novo. Em visita ao perímetro, os secretários da Agricultura, Vitor Bonfim; de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, discutiram com produtores, nesta quinta-feira (28), melhorias dos recursos hídricos e implementação de novos projetos na região.
O secretário Vitor Bonfim reafirmou o compromisso do governo estadual em buscar soluções para o melhor uso da água destinado ao consumo humano e produção de alimentos na Bahia. “Com o uso adequado da água e aumento do perímetro irrigado, elevamos o potencial, em especial, de geração de renda e de divisas. Através das parcerias com SDR/CAR, vamos oferecer assistência técnica e agregação de valor à produção, e com a SIHS, por meio da CERB, ampliaremos o abastecimento de água na região e em todo o Estado”.
Para o secretário Jerônimo Rodrigues, esta reunião, envolvendo as três secretarias, além da CAR, representada pelo diretor Wilson Dias foi importante para a apresentação de propostas de apoio à piscicultura, para a juventude rural ligada ao projeto, além da assistência técnica e da possibilidade de investimentos no turismo, na área de balneário da Barragem de Ponto Novo, localizada no Rio Itapicuru – Açu. O secretário Jerônimo ressalta que Ponto Novo é um dos 30 municípios beneficiados com o Pró-Semiárido, projeto que vai direcionar políticas públicas ao meio rural, com previsão de execução até o ano de 2021.
O secretário Cássio Peixoto anunciou que a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), vinculada à SIHS, passará a ser responsável pelas ações de abastecimento de água na zona rural baiana, a exemplo das barragens.
A escassez de recursos hídricos levou o Estado a priorizar o abastecimento humano, surgindo a necessidade urgente de aumento da capacidade de acúmulo de água na região. Uma opção eficiente para alcançar este aumento é a implantação de fusegates (Vertedouros fusíveis), dispositivos construídos para elevar a altura do sangradouro das barragens. No caso da barragem de Ponto Novo, o aumento da capacidade de armazenamento de água será de 30% a 40%, o que resolveria alguns dos principais problemas do perímetro irrigado, a exemplo da redução da vazão de água outorgada.
Projeto Ponto Novo
O Projeto de Irrigação de Ponto Novo possui 3.669 hectares, sendo 2.553 ha de área irrigável e o restante reserva legal e preservação permanente. O projeto possui 204 irrigantes, e a fonte hídrica é o Rio Itapicuru-Açu, captando na barragem de Ponto Novo, com suporte da barragem de Pindobaçu. Além desses lotes, existem 110 ha, dos quais 100 ha são destinados ao pulmão verde, constituído de pastagens para a produção de feno, com o objetivo fornecer suporte forrageiro aos pequenos pecuaristas da região. Banana, coco, manga, maracujá, melancia, goiaba e abacaxi são as principais culturas do projeto.
Ascom Seagri – 29 de janeiro 2016
Viviane Cruz – DRT-BA 4735
71.3115.2794 / 3115.2737/2767/ 8718.2872
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Agricultura,Pecuária, Irrigação,Pesca e Aquicultura (Seagri)
Fones: (71) 3115-2794 / 2767 / 2737
Site: www.seagri.ba.gov.br
E-mail: imprensa@seagri.ba.gov.br

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.