6 de janeiro de 2022

Governo discute crise hídrica; Ocepar prioriza próxima safra

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e o superintendente da entidade, Robson Mafioletti, participaram, na tarde desta quarta-feira (05/01), de reunião convocada pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Abastecimento e que contou com a presença de representantes da Conab, Embrapa, Ministério da Economia, Banco Central, Seab, superintendência do Mapa no Paraná, Faep, Fetaep entre outras entidades do setor produtivo. O encontro on-line foi coordenado pelo secretário de Política Agrícola, Guilherme Soria Bastos Filho, que frisou a importância de ouvir as demandas das entidades e os principais impactos que a crise hídrica vem ocasionando na produção agropecuária do Paraná. Segundo levantamentos iniciais da Seab, as perdas podem ultrapassar os R$ 24 bilhões, com quebras estimadas até o momento de 37,8% na safra de soja, 42,1% no milho e 18% no feijão.

Segundo Ricken, a preocupação neste momento, mesmo com todas as perdas que já são irreversíveis no campo, é mobilizar as entidades de governo para dar tranquilidade para que os produtores possam renegociar suas dívidas juntos os agentes financeiros. “Queremos envidar esforços para que o produtor possa semear a próxima safra de soja, milho, feijão e, assim, se Deus permitir, recuperar a renda perdida com esta forte estiagem. Precisamos resolver o problema imediato, que é a quebra da safra, questões de seguro e dívidas, mas é necessário disponibilizarmos condições para que a próxima safra possa acontecer.”

Mafioletti frisou que a situação é grave e que é necessária neste momento uma ação conjunta para que possam ser dadas alternativas aos produtores atingidos pela estiagem. “Os impactos maiores estão sendo registrados principalmente nas regiões do Sudoeste e Oeste do Estado. Neste momento, precisamos conversar com as seguradoras e Banco Central para acelerar as vistorias de lavouras e liberá-las para a próxima semeadura. Também, promover reunião com os agentes financeiros visando disponibilizar mais recursos para financiamentos, devido ao aumento nos custos”, destacou.

O secretário de Política Agrícola informou que, na próxima semana, uma equipe de técnicos do Ministério da Agricultura e Conab irá visitar alguns municípios no Paraná no sentido de avaliar a situação da atual safra de grãos. Paralelamente, serão realizados levantamentos, com apoio da Conab e da Seab e entidades setoriais, sobre as reais estimativas de perdas na atual safra. Ricken enfatizou que seria importante a presença da ministra Tereza Cristina nesta visita ao Paraná.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.