A Fider Pescados embarcou no último dia 5 de dezembro sua primeira carga de filés frescos de tilápia para os Estados Unidos sem a necessidade de Certificação Sanitária Internacional (CSI), procedimento revogado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a partir de acordo com as autoridades sanitárias dos EUA. Essa questão burocrática deixou de ser obrigatória a partir de outubro deste ano. Desde então, foram realizados testes para o envio de cargas frescas e, agora, realizado o primeiro embarque.
O documento sanitário emitido para o trânsito “matérias-primas e de produtos de origem animal, em atendimento aos requisitos sanitários, técnicos e legais previstos”, deixou de ser obrigatório para o pescado, pois o setor passou a adotar – em sua integridade – as regras e as exigências feitas pela Administração Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) norte-americana.
“Estamos preparados para entregar o melhor produto para os nossos clientes, estejam eles no Brasil ou no exterior. Nosso padrão para exportação segue todas as diretrizes exigidas pelo mercado internacional. Então, esse é mais um importante passo para o nosso negócio crescer. Esperamos ter excelentes resultados nessa nova fase, devido à maior facilidade de entrega de filés frescos de tilápia nos EUA”, afirma Juliano Kubitza, diretor da Fider Pescados.
“Nossa intenção é reduzir de 48 horas para 36h o tempo do processo – desde a retirada do peixe da água, abate, filetagem, carregamento, transporte rodoviário, embarque e disponibilidade para o consumidor nas prateleiras de varejistas no território norte-americano. Essa agilidade se traduz na valorização do produto brasileiro diante dos concorrentes da América Central”, comenta Juliano.