A FACTA – Fundação de Apoio a Ciência e Tecnologia Avícola emitiu nesta segunda-feira nota de pela pelo falecimento do médico-veterinário Dr. Mário Nakano, pioneiro nos estudos e iniciativas envolvendo o trato com aves. Nakano ocupou vários cargos importantes no meio acadêmico e de pesquisa.
Confira a manifestação da Fundação:
Nota de pesar – FACTA lamenta o falecimento do Dr. Mário Nakano
É com imenso pesar que a FACTA comunica o falecimento do Dr. Mário Nakano, ocorrido no dia 7 de junho. O Dr. Mário Nakano foi um médico-veterinário pioneiro no trato das aves e um grande amigo do presidente da FACTA, Ariel Mendes.
Dr. Nakano foi curador da Faculdade de Medicina do ABC durante sua fundação e Conselheiro Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo na primeira gestão. Foi consultor do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Fundo para o Desenvolvimento de Pesquisa no Estado de São Paulo (FUNDESP). Pertenceu à Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, à ABETA (Associação Brasileira de Estudos Técnicos Agrícolas) e a World Poultry Science Association.
Aposentou-se em 6 de abril de 1991, deixando um legado para que outros colegas pudessem continuar seu trabalho, como ele fez com os legados dos pesquisadores que o antecederam. Seu trabalho elevou a avicultura paulista e brasileira a um patamar de excelência.
A FACTA expressa suas mais profundas condolências à família e amigos do Dr. Mário Nakano. Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado continuará a inspirar e a guiar futuros profissionais na avicultura.