15 de março de 2016

Expoconquista mostra potencial do agronegócio da região sudoeste do Estado

Foi aberta oficialmente a 50ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Vitória da Conquista (Expoconquista), na noite deste sábado (12), pelo vice-governador da Bahia, João Leão, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, sudoeste baiano. Durante a cerimônia de abertura, o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, chamou a atenção para a necessidade de agroindustrializar a produção baiana. “A Bahia tem imenso potencial produtivo, com diversidade de culturas, e a região de Vitória da Conquista é um grande exemplo dessa riqueza. A Secretaria da Agricultura vem se empenhando para agroindustrialização no Estado, agregando valor ao produto, gerando emprego e renda para a população e ampliando a contribuição do PIB regional no crescimento da economia do Estado”, ressaltou o secretário.
Bonfim destacou ainda, que “o governo do Estado tem sido parceiro do setor produtivo, e apesar de todas as dificuldades deste momento de crise financeira que o Brasil atravessa, a perspectiva é que a agropecuária continue crescendo”.
A exposição, que teve início nesta sexta-feira (11) e segue até o dia 20 de março, gerou cerca de 1.300 vagas de empregos diretos durante a montagem do evento, e aproximadamente 6 mil indiretos. O evento conta com 400 expositores, e a expectativa é dobrar o valor financeiro gerado em negócios do ano passado, que foi de R$150 mil, como afirmou o governador em exercício, João Leão. “Este é um dos maiores eventos do agronegócio da Bahia. A exposição tem potencial e foi organizada para superar as edições anteriores. Estamos muito otimistas”, disse Leão. Ele também destacou a importância do cooperativismo na organização dos produtores para facilitar a adesão aos financiamentos dos bancos oficiais e agroindustrialização no Estado.
O presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), Jaymilton Gusmão Filho, instituição organizadora da exposição, declarou que “o evento tem no seu DNA a força do cooperativismo e associativismo. Trata-se de uma história construída por várias mãos, em 50 anos, que une e fortalece cada vez mais o setor produtivo, porque apesar da seca, não tivemos êxodo rural, então a Expoconquista é um momento de discutirmos ações para potencializar a agropecuária da região”.
No estande institucional do governo do Estado, representado pelas secretarias da Agricultura (Seagri), de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), além de promover curso gratuito de Piscicultura Básica em Viveiro Escavado e Tanque Rede para mais de 80 pessoas, a Bahia Pesca, vinculada à Seagri, fez a entrega simbólica, aos piscicultores da região, de cerca de 100 mil alevinos de tilápias.
Ascom Seagri

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.