21 de dezembro de 2023

Estudos apontam tendências das agtechs brasileiras

Em 2023, cerca de 1.953 agtechs, startups voltadas para o agronegócio, foram mapeadas no Brasil, o que representa um crescimento de 14,7% em relação a 2022. Os dados são do Radar Agtech, estudo produzido pela Embrapa, que, juntamente ao Agtech Report, realizado pela Distrito, apontam as tendências que vão impulsionar a expansão do agro nos próximos anos. As pesquisas mostram que o Brasil lidera o mercado de inovação na América Latina, com destaque para soluções que atuam diretamente com o ganho de eficiência produtiva no campo. Os dados sobre agtechs mostram a intensificação no desenvolvimento de tecnologias como inteligência artificial, digitalização, automação, IoT (internet das coisas) e uso de sensores.

Mas algumas dificuldades ainda atrasam o avanço da tecnologia no campo, como a baixa conectividade 5G e a falta de mão de obra qualificada. “Algumas soluções para esses entraves estão surgindo dentro das agtechs, como plataformas de aprendizagem e de qualificação profissional para o agro”, diz Eduardo Bitu, Diretor de Novos Negócios e M&A da Aliare, companhia que fundou o Hub Conexa, em Goiânia. Segundo Eduardo Bitu, mesmo com a desaceleração nas startups que ocorreu nos Estados Unidos e na Europa nos últimos dois anos, as agtechs no Brasil continuaram crescendo. “Isso demonstra o potencial da inovação no agro brasileiro. Não podemos ignorar que o setor, historicamente, possui dificuldade de adoção de novas tecnologias. Mas isso está mudando e temos um cenário promissor para os próximos anos”, explica Bitu.

De acordo com uma pesquisa da consultoria 360 Research & Reports, o mercado de agricultura digital deve crescer 183% até 2026, movimentando mais de 8 bilhões de dólares. Apenas o setor de Inteligência Artificial (IA) para o agronegócio, por exemplo, tem projeção de quatro vezes de crescimento em 2024, segundo o Agtech Report. “As projeções são animadoras, mas o desafio é grande para quem trabalha no ecossistema de agtechs. A exemplo do que fazemos na Aliare, precisamos fomentar negócios além da concentração do Sudeste; e promover iniciativas que impulsionem a cultura de inovação no agronegócio”, finaliza o diretor.

 

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