21 de junho de 2019

Estudo Cepea | Andef: não usar defensivos causa perdas

Resultado mostra as perdas econômicas causadas pela não utilização de Pragas e doenças na agricultura podem resultar em queda no volume de produção, em prejuízos à qualidade dos produtos, além de levar à morte plantas e até dizimar cultivos inteiros. Sendo assim, o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em parceria com a ANDEF, realizou uma série de estudos que comprovam os danos causados pelo não controle de pragas nas plantações. Dividido em três relatórios, o objetivo da pesquisa foi apurar os gastos dos produtores com a utilização dos agroquímicos e verificar o impacto econômico que a não utilização desses produtos traria para os agricultores e para o país.

As duas primeiras partes do estudo foram divulgadas no jornal Folha de S. Paulo, na coluna “Vaivém das Commodities”, assinada pelo jornalista Mauro Zafalon. A primeira parte da pesquisa acompanhou as principais doenças e pragas nas lavouras de soja, milho e de algodão nas safras 2014/15, 2015/16 e 2016/17. Já na segunda parte, vemos o efeito do não tratamento de pragas, como a lagarta Spodoptera, sobre preços ao consumidor de produtos da cadeia produtiva do milho.

O terceiro relatório será sobre os impactos da quebra da safra de soja sobre os principais produtos que têm a oleaginosa como matéria-prima, e está previsto para ser divulgado no mês de julho.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.