12 de julho de 2024

Empresa de Goiás está entre casos de redesenho de alimentos

A Fundação Ellen MacArthur está lançando, nesta sexta-feira (12), o primeiro episódio de uma série de vídeos “Redesenhando os Alimentos: Nos bastidores” que mostra o progresso de 6 das 71 empresas participantes do Desafio O Grande Redesenho de Alimentos. Neste primeiro episódio, 3 dessas empresas: Nutricandies (de Goiás, Brasil), Dunia Bora (Quênia) e Spoon Cereals (Reino Unido) contam, a partir da sua perspectiva, como está sendo o processo e os obstáculos a serem superados para criar produtos alimentícios a partir de critérios totalmente diferentes do convencional. Como parte do desafio, os participantes estão criando ou redesenhando produtos a partir do design circular de alimentos, isto é, incorporando ingredientes que sejam mais diversos, de menor impacto, reaproveitados e produzidos de forma regenerativa.

Criado em 2022, o Desafio O Grande Redesenho de Alimentos está atualmente em sua segunda etapa, a fase de produção, na qual os participantes têm até outubro para criar um protótipo da ideia de produto que submeteram a partir do aprendizado sobre design circular de alimentos. Posteriormente, será iniciada a fase de exibição dos produtos em que alguns poderão ser escolhidos para ter espaço nas prateleiras dos apoiadores varejistas. Até o fim de julho, empresas varejistas que tenham interesse em ter esses produtos em suas prateleiras podem se inscrever para apoiar o projeto.

A gerente da rede de empresas da Fundação Ellen MacArthur na América Latina, Victoria Almeida, explica que quando a organização propôs às empresas criar produtos a partir do design circular de alimentos, já sabia que seria um desafio de inovação, já que os critérios deste modelo são diferentes do convencional. “Eles vão além de aspectos como sabor, aparência, aroma, textura, valor nutricional para priorizar também o impacto positivo que geram na natureza. Os participantes estão nos mostrando que sim, é possível criar produtos alimentícios que ajudam a natureza a prosperar e agora podemos ver como isso acontece na prática”, explica.

“Nesta série, as pessoas poderão acompanhar como é tornar uma proposta ousada de produto em realidade. Ela é também uma forma de aprender sobre o design circular de alimentos. Esperamos que, ao acompanhar as jornadas dessas empresas pioneiras, outras empresas sintam-se motivadas a repensar os seus produtos e também aplicar o design circular de alimentos para torná-los aliados da natureza”, acrescenta Victoria.

 Quer saber mais sobre o Desafio O Grande Redesenho de Alimentos? Acesse: www.emf.org/pt/desafio-o-grande-redesenho-de-alimentos/

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.