A reprodução bovina exige muitos cuidados, uma vez que é complexa e vários fatores precisam ser observados. Um simples descuido pode comprometer todo o processo.
O médico veterinário João Ribas, proprietário da JH Assessoria Veterinária, empresa que é referência em reprodução bovina, observa que o pecuarista deve frequentemente se atentar à sanidade e à nutrição do rebanho. “Paralelo a isso, as próprias técnicas reprodutivas implementadas organizam o rebanho, fazendo o controle dos lotes e a gestão dos dados, algo fundamental hoje em dia”, acrescenta.
A seguir, Ribas, que está finalizando a pós-graduação em nutrição e reprodução de bovinos, compartilha dicas valiosas para uma reprodução bovina eficaz. Acompanhe:
1) Estação de Monta: Estamos no final da estação de monta. Os pecuaristas precisam se atentar urgentemente à gestão dos dados relacionados ao plantel, acompanhando as taxas de prenhez e taxas de concepção.
2) Transferência de embrião em tempo fixo: Trata-se de uma técnica importante, na qual sincronizamos um lote de fêmeas e avaliamos quais serão receptoras. Para o sucesso do protocolo de transferência de embrião, é necessário uma criteriosa avaliação e seleção das receptoras, uma boa anestesia e a inovulação correta, assim como higiene do local e uso de equipamentos adequados.
3) Inseminação artificial em tempo fixo: É a técnica da reprodução bovina mais usada por produtores, comprovando sua eficácia. Quando bem executada, pode trazer vários benefícios, tais como redução de doenças reprodutivas na propriedade, organização de acasalamento e operacional, controle dos números e dos históricos das fêmeas na propriedade, redução no intervalo entre partos, contribuindo para a redução de custos e para incrementar o lucro na propriedade.
4) Ultrassonografia: É o carro-chefe da reprodução. Com essa técnica, avaliamos e examinamos as fêmeas antes e depois dos protocolos. Pode ser utilizada em propriedades que optam apenas por monta natural, antes dos protocolos, e após os protocolos, assim como pode ser feito um acompanhamento pós-confirmação de prenhez para se obter índices de aborto.
5) Exame Andrológico: Esse exame é realizado em reprodutores bovinos e tem como objetivo avaliar a capacidade de reprodução. O exame é indicado antes e depois de cada estação de monta, tendo em vista a economia e sucesso da estação de monta.