Especialista reforça a importância de se atentar a instalação, uso correto e até mesmo armazenamento dos rodados, proporcionando eficiência nas operações e redução de perdas de produtividade.
Os pneus de tratores são componentes essenciais para o bom desempenho das máquinas no campo e quando corretamente utilizados podem colaborar com a melhor produtividade e consequentemente maiores ganhos financeiros ao final do ciclo. Porém, muitas vezes os produtores ou operadores não se atentam aos detalhes e a utilização incorreta, além de gerar maior desgaste dos pneus, podem comprometer a performance dos equipamentos e ainda causar danos ao solo, colocando em risco toda a operação.
De acordo com o especialista no tema, Carlos Bellon, gerente de vendas de conta estratégica e LSW da Titan Pneus, para garantir que os pneus durem mais tempo e funcionem de maneira eficiente, alguns cuidados são necessários. “Os modelos agrícolas podem durar vários anos, porém para que isso ocorra são mecessários alguns cuidados”, destacou.
Para um pneu ter maior durabilidade alguns procedimentos são importante, e para ajudar nessa tarefa o especialista destacou os 10 principais pontos:
1 – Mantenha sempre a pressão de ar correta – Quando se pensa em maior vida útil do pneu, o que mais prejudica é a pressão de ar incorreta. Para saber a calibragem exata o recomendável é fazer a pesagem do equipamento antes das operações serem iniciadas, seguindo obviamente os limites estabelecidos nas recomendações do fabricante.
2 – Respeite a velocidade máxima de suas máquinas – Quando um pneu é submetido a altas velocidades, consequentemente haverá um desgaste maior, bem como danos de carcaça, podendo comprometer a segurança do equipamento ou operador. “Por exemplo, o modelo diagonal a recomendação é de 32 km/h até no máximo 40 km/h. Já alguns radiais, o limite pode ser até 65 km/h. Por isso é importante estar atento ao excesso de velocidade”, detalha o especialista.
3 – Alinhamento – Checar a geometria dos tratores agrícolas também é muito importante. Diferente de caminhões ou automóveis, é mais difícil de acontecer o desalinhamento, porém não é algo raro. Por isso, a atenção com geometria vai ajudar a manter o desgaste normal dos pneus.
4 – Ferramentas e lubrificantes certos – A montagem ou desmontagem dos pneus nas rodas é um processo que exige muita cautela. Desta forma é fundamental a utilização das ferramentas corretas, como espátulas adequadas e máquinas apropriadas. Além disso, não é recomendado o uso de lubrificantes derivados de petróleo que podem danificar a borrada.
5 – Repare os danos o mais rápido possível – Sempre que o operador diagnosticar baixa pressão dos pneus do trator, a recomendação é que pare o equipamento. O deslocamento nessas condições pode ocasionar problemas maiores ou até mesmo comprometer a estrutura do produto chegando ao ponto de danos irreparáveis.
6 – Escolha os pneus certos para cada tipo de trabalho – É fundamental saber o modelo correto para cada equipamento e aplicação no campo. Terrenos muito íngremes e solos mais severos e determinadas atividades mais intensas também podem influenciar na vida útil. Por isso é preciso se atentar no ato da compra, onde e como aquele pneu exatamente será utilizado. “O produtor que não leva em conta fatores como: solo, topografia da área e tipo de trabalho, certamente vai reduzir a vida útil do pneu. Por isso é muito importante saber qual modelo aplicar e seguir as recomendações de acordo com os fabricantes para ter um melhor aproveitamento”, detalhou Bellon.
7 – Condução cautelosa – Não adianta ter o pneu correto para o equipamento e tipo de trabalho se a condução do trator não for feita de forma cautelosa. Quando a operação ocorre principalmente em terrenos mais pedregosos, com tocos ou áreas irregulares, é necessário evitar acelerações e frenagens bruscas. Quando a condução é realizada dessa forma, os riscos de desgaste ou danos nos pneus são maiores. Somado a isso não se deve sobrecarregar o trator além da capacidade recomendada. Isso pode levar a um desgaste prematuro dos pneus e até mesmo problemas mecânicos.
8 – Armazenamento – Quando o pneu novo é comprado ou um mais antigo é guardado é preciso ter atenção com este armazenamento, principalmente se for por um período prolongado. Ao deixar os pneus no estoque, sejam eles montados nas rodas ou não é necessário organização. Em todos os casos é indicado seguir as recomendações do fabricante se atentando principalmente às informações como: quantidade de unidades empilhadas; posição correta; área sempre coberta e fechada que não haja incidência de raios solares. Além disso, é preciso manter distância de produtos químicos que possam ter contato e danificar a borracha.
9 – Lastro adequado para cada atividade – Em qualquer situação ou condição, os lastros têm como função adequar o peso do trator e distribuí-lo entre os eixos dianteiros e traseiros, em função do tipo de engate do conjunto trator e equipamento montado, semi-montado e de arrasto. O lastreamento deve obedecer a um equilíbrio na distribuição do peso adicionado ao trator, seja por lastro metálico/sólido ou água.
Os produtores que realizam a técnica precisam seguir alguns cuidados, pois a distribuição de peso de forma incorreta afeta os níveis de patinagem, trazendo como consequências um desgaste excessivo dos pneus e componentes mecânicos, além de perda de força de tração, aumento de consumo de combustível e baixo rendimento. Sendo assim, a configuração do lastro de acordo com cada operação, tem grande importância na performance dos tratores, pois garante o melhor aproveitamento da transmissão de potência do trator ao solo.
10 – Planejamento e escolha certa – Antes de iniciar a safra, o produtor precisa ter tudo muito bem planejado e alinhado. Ao fazer as manutenções preventivas e os ajustes corretos, tanto dos pneus, quanto dos demais componentes, os equipamentos vão operar em equilíbrio, consumindo menos combustível. Além disso, há a redução da compactação do solo e a chance de paradas inesperadas ou desgastes excessivos são reduzidas. A operação, desta forma, flui de maneira equilibrada possibilitando o alcance de maiores produtividades.
Outro cuidado importante é em relação à escolha dos componentes, optando sempre por peças originais com qualidade e referência. “Para pneus a atenção é a mesma, é importante a escolha de marcas confiáveis que possibilitem garantias. Nós da Titan, temos a solução certa para cada necessidade ou atividade do produtor no campo com excelente qualidade e alta durabilidade”, finaliza o especialista.
Sobre a Titan Pneus – Líder na produção de pneus agrícolas, a Titan Pneus é uma marca global que atende diferentes terrenos. Seus produtos são reconhecidos pela tecnologia, performance, robustez e durabilidade, além da confiança que só as marcas Titan e Goodyear Farm Tires oferecem. Saiba mais em https://www.titanlat.com/site/.