Cow Sense é tradicionalmente conhecido como uma habilidade que auxilia o gerenciamento do rebanho de bovinos, porém, esse termo também é associado aos cavalos que têm aptidões para guiar o gado. “Os equinos dotados dessas características são destinados à lida diária com o rebanho no dia a dia das fazendas e em diferentes modalidades de esportes. Mas, para isso, também se faz necessário muito treino, além da habilidade natural dos animais”, informa Maria Amélia Salviano, Gerente de Marketing Equinos da Vetnil – empresa líder em soluções para saúde equina no Brasil (Ranking SINDAN, 2023).
Um dos esportes equestres no qual os animais podem explorar Cow Sense é o Working Cow Horse. Nele, o animal precisa ter precisão para o reconhecimento do gado, ser capaz de responder os comandos das rédeas e ter velocidade para o correto direcionamento dos bovinos – atributos frequentemente encontrados na raça Quarto de Milha. Os animais dessa raça podem se antecipar e reagir aos movimentos do gado de maneira eficaz, o que os tornam valiosos para pecuaristas. O treinamento constante para que um cavalo chegue ao mais alto nível de Cow Sense define se ele será selecionado ou não para essas tarefas. Outras modalidades, como Vaquejada e Apartação, também usam cavalos para conduzir rebanhos.
Na lida da fazenda, essa habilidade é particularmente útil em tarefas como apartação, quando os cavalos precisam separar um animal específico do rebanho, e condução do rebanho para determinadas áreas, sendo necessário guiar grandes grupos de animais para diferentes piquetes, para transporte ou para manejos em currais, bretes ou seringas. O treinamento desses cavalos envolve o desenvolvimento de sensibilidade e resposta rápida aos sinais dos bovinos e obediência ao cavaleiro que o conduz.
Segundo Maria Amélia, é extremamente importante que em qualquer atividade seja garantido o bem-estar dos animais, “A Vetnil, como líder em saúde animal, tem o papel de reafirmar a importância do manejo correto durante as provas e atividades no dia a dia, com medidas preventivas de lesões e enfermidades por meio do uso de produtos modernos e de qualidade, como as desenvolvidas pela Vetnil, além de oferecer conhecimento técnico embasado em estudos para os médicos-veterinários que acompanham a tropa de perto.”